Câmara do Rio ignora Covid e mantém solenidade tradicional de posse

A Câmara Municipal do Rio decidiu manter a forma tradicional de posse do prefeito Eduardo Paes e dos 51 vereadores cariocas. A solenidade começará às 10h do dia 1º de janeiro, no plenário do Palácio Pedro Ernesto, com as posses, e seguirá com a sessão que inaugura a 11ª Legislatura (2021-2024) e eleição da Mesa Diretora da Casa. Não foram divulgadas as medidas para evitar aglomerações. Em Niterói, por exemplo, não haverá solenidade de posse dos vereadores para evitar a disseminação do coronavírus.

Chicao Bulhoes (foto: Alerj)
Chicão Bulhões (foto: Alerj)

Deputado renuncia para ser secretário

O deputado Chicão Bulhões (Novo) deu um grande exemplo de desprendimento e ousadia. Convidado para compor o Governo Eduardo Paes, ele resolveu renunciar ao mandato parlamentar para assumir o cargo de secretário municipal de Desenvolvimento, Inovação e Desburocratização da Prefeitura do Rio. Seguiu a orientação do partido para não acumular cargos. No dia 30, ele oficializa a renúncia. Sua vaga na Alerj será ocupada, já no início de janeiro, pela primeira suplente da legenda, Adriana Balthazar.

 

Campanha contra gripe canina

O deputado Danniel Librelon (REP) quer uma campanha de conscientização sobre a vacinação contra a gripe canina, promovida pelo Governo do Estado, com ações educativas para a conscientização da população sobre a importância e os benefícios da vacina. Para isso, ele deu entrada em um projeto de lei na Alerj. “A vacina contra gripe canina, também conhecida como tosse dos canis ou traqueobronquite canina, não é obrigatória, mas é muito importante para a saúde dos cães”, justifica o deputado.

 

Medalha Tiradentes ‘post-mortem’

O plenário da Alerj aprovou a proposta de conceder a Medalha Tiradentes “post mortem” ao cabo PM Derinaldo Cardoso dos Santos, de 34 anos, morto durante um assalto a uma loja de departamento em Mesquita, na Baixada Fluminense. O pedido partiu dos deputados Anderson Moraes (PSL) e Charlles Batista (Republicanos) e teve a coautoria de outros 27 parlamentares. Até o partido Novo, que costuma se abster em votações de medalhas, pediu para ser incluído na honraria póstuma ao PM.

Rosa Fernandes (foto: Renan-Olaz/CMRJ)
Rosa Fernandes (foto: Renan-Olaz/CMRJ)

De olho na Comissão de Orçamento

A vereadora carioca Rosa Fernandes (PSC) não mostrou interesse em disputar uma vaga na formação da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal do Rio, mas já deixou claro que tem grande simpatia pela Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira da Casa, da qual é presidente. O recado foi para o futuro presidente da Câmara, vereador Carlos Caiado (DEM), que conta com o apoio da veterana vereadora para sua eleição.

 

Fórum discute problemas do estado

O pretendente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT), comanda semanalmente o Fórum de Desenvolvimento do Estratégico do Estado do Rio de Janeiro. Em reunião virtual, transmitida pela TV Alerj, o fórum discutiu as opções de desenvolvimento do sistema produtivo de petróleo e gás e a retomada da economia depois da pandemia do novo coronavírus.

Leia mais:

Covid-19 pode influenciar eleição municipal

Eleições: fake news pede decisão rápida da justiça eleitoral

Artigos Relacionados

Salário mínimo baixo, gasto do Estado alto

Nos EUA, assistência a trabalhadores que ganham pouco custa US$ 107 bi por ano ao governo.

Acesso à água e gênero

O amplo acesso ao líquido e ao saneamento poderia retirar cerca de 635 mil mulheres da pobreza.

É proibido proibir

Todos sem máscara, como se não fosse obrigatório.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Presidente do Banco do Brasil joga a toalha

Centrão tem interesse no cargo.

Imóveis comerciais tiveram estabilidade em janeiro

Nos últimos 12 meses, entretanto, preços de venda e locação do segmento acumulam quedas de 1,32% e 1,18%, respectivamente.

Contas públicas têm superávit de R$ 58,4 bilhões em janeiro

Dívida bruta atinge 89,7% do PIB, o maior percentual da história.

Presidente do Inep é exonerado do cargo

Medida foi publicada no Diário Oficial de hoje; até o momento, não foi anunciado o nome de quem o substituirá.

Primeiro caso de Covid-19 no Brasil completa um ano

Brasil tem novo recorde de mortes diárias, diz Fiocruz; boletim informa que houve ontem 1.148 mortes.