Câmara do Rio suspende cobrança da TUAP

639

Depois de muita discussão, os vereadores cariocas suspenderam a cobrança da Taxa de Utilização de Área Pública (TUAP) nos meses maio abril e junho e enquanto durar a pandemia do coronavírus. O prefeito Marcelo Crivella tinha vetado o projeto de lei, que garantia a suspensão, de autoria dos vereadores Rosa Fernandes (PSC), Reimont (PT) e Rafael Aloisio Freitas (Cidadania). A taxa é paga por restaurantes com mesas e cadeiras sobre as calçadas, trabalhadores informais e pequenos empresários que se utilizam do espaço público. O líder do governo, vereador Dr. Jairinho (SD), usou de todos os recursos para evitar a derrubada do veto, mas foi derrotado.

 

Fim da cobrança por período curto no Pátio Legal

O deputado Coronel Salema (PSD) defende a suspensão da cobrança de diária de estadia de veículos automotores recolhidos ao depósito (Pátio Legal) quando os proprietários retirá-los no mesmo dia do recolhimento. O parlamentar considera um abuso a cobrança de diária quando o veículo permanece por apenas algumas horas no depósito. Para ele, nesses casos, a taxa de reboque e a multa pela infração que gerou a remoção do veículo já são punições suficientes aos proprietários de veículos.

Espaço Publicitáriocnseg

 

Renovação automática do Vale Social

Beneficiários do Vale Social, que assegura gratuidade nos transportes públicos para pessoas com deficiência e portadoras de doenças crônicas que estejam em tratamento, terão o cartão automaticamente renovado enquanto perdurar a calamidade pública decorrente da Covid-19 no Estado do Rio de Janeiro. É o que assegura a Lei 8.908/2020, assinada pelo deputado Carlos Minc (PSB) e outros 31 deputados estaduais e sancionada pelo governador Wilson Witzel.

 

Vacinação de cães e gatos

A vacinação anual de cães e gatos pode voltar no Estado do Rio. Há dois anos o Governo Federal suspendeu a campanha anual de vacinação contra a raiva animal para cortar gastos. O deputado Dionísio Lins (PP) acha importante a volta da vacinação como forma de prevenção da doença e quer que o Governo do Estado assuma a atribuição. Para isso, ele apresentou projeto na Alerj que garante, por lei, a volta das campanhas de vacinação. O projeto ainda precisa ser aprovado em plenário e sancionado pelo governador antes de entrar em vigor.

 

Canal para denúncias de violência contra o idoso

Preocupado com o aumento nas estatísticas de violência contra idosos durante o período de isolamento social, o deputado Marcelo Cabeleireiro está defendendo a criação de um serviço telefônico para receber denúncias contra esse tipo de crime. Pelo serviço, as denúncias seriam cadastradas, selecionadas e averiguadas com mais eficiência. A negligência, o abandono e a violência física, psicológica ou emocional são, segundo o deputado, os tipos mais comuns de crimes contra os idosos.

 

Lei proíbe descontos do auxílio emergencial

Os bancos e as instituições financeiras no Estado do Rio de Janeiro estão proibidos de efetuar descontos ou compensações do valor do auxílio emergencial depositado em conta-corrente ou conta social pelo Governo Federal. É o que determina a Lei 8.917/2020, sancionada esta semana, de autoria da deputada Rosane Felix (PSD), com coautoria de outros 34 deputados estaduais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui