As câmeras de monitoramento da CET-Rio, da Guarda Municipal e do Centro de Operações Rio podem ganhar nova função: flagrar e multar o descarte irregular de lixo no município do Rio. O autor da proposta é o vereador carioca Marcio Ribeiro (Avante). As câmeras desses órgãos são usadas hoje para monitoramento do trânsito e condições climáticas da cidade. O Centro de Operações também mantém uma, 24 horas por dia, vigiando a estátua de Carlos Drummond de Andrade, em Copacabana, que constantemente tem seus óculos roubados.
Alerj homenageia Paralímpicos
A Alerj vai homenagear com a Medalha Tiradentes 25 atletas paralímpicos e integrantes da equipe técnica. Entre eles, João Batista Carvalho e Silva, um dos fundadores do Comitê Paralímpico Brasileiro e primeiro presidente da entidade. João Batista mora em Niterói e sempre foi um incentivador do esporte, trazendo para o Brasil várias modalidades paraolímpicas. A iniciativa da homenagem partiu do presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT) com o apoio de outros 41 parlamentares.
Prêmio Paulo Freire
As inscrições do Prêmio Paulo Freire, promovido pela Comissão de Educação da Alerj, poderão ser realizadas entre os dias 3 e 19 de novembro. O prêmio homenageia um dos maiores educadores do país, criador da “Pedagogia da Libertação”, referência mundial da área pedagógica e atual patrono da educação brasileira. Poderão concorrer trabalhos de onze áreas de atuação, entre elas projeto político-pedagógico; experiência com alunos do Ensino Fundamental e Educação Especial; Educação de Jovens e Adultos.
Desburocratização no estado
Deputada Adriana Balthazar (foto: Alerj)
A deputada Adriana Balthazar (Novo) é a autora do projeto de lei que proíbe a exigência pelos órgãos públicos do Estado do Rio de Janeiro de documentos, certidões ou informações cadastrais fornecidos por outros órgãos e entidades dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. A medida, segundo a parlamentar, é para garantir maior agilidade ao atendimento dos cidadãos e empresas fluminenses, além de ajudar a desburocratizar processos nos serviços públicos estaduais.
Palestra Liderança 3.0
A Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (ELERJ) promove no dia 9 de novembro, às 14h, a palestra “Liderança 3.0: criar, humanizar e inovar’’, no formato híbrido (presencial e online). A palestrante será Daniel Lascani, pós-graduado em psicologia analítica, jornalista, publicitária, autora do Livro Psique 3.0. O conteúdo é voltado para servidores da Alerj e das Câmaras Municipais.