Caminho

A economia da Islândia cresceu 2,1% e a previsão para 2012 é alcançar um crescimento três vezes maior que o esperado para a União Européia. O desempenho coloca a pequena ilha gelada como um “mau exemplo”, um pária da finança internacional. Isto porque, após o colapso financeiro, os islandeses recusaram-se a salvar os bancos privados e os especuladores – estes principalmente sediados na Inglaterra – optando por derrubar o governo conservador, que foi substituído por uma coligação de partidos de esquerda, ecologistas e sociais democráticos.

Rumo à cadeia
Vários responsáveis pelo setor bancário da Islândia deverão ir a julgamento por fraude e abuso de poder. O Parlamento nomeou uma comissão de inquérito, composta por dois filósofos e um historiador, para analisar o aspecto ético da crise. O então primeiro-ministro, que comandou a tentativa de rendição ao sistema financeiro, Geir Haarde, está sendo julgado e pode ser condenado a dois anos de prisão.

Mito
A diretora da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Previdência Social do Rio de Janeiro (Anfip), Clemilce Carvalho, afirmou à coluna que a discussão em torno do “déficit” da Previdência pública já deveria ter sido encerrada há muito tempo: “Não existe déficit. Durante 30 anos, a partir da criação do sistema público, em 1926, a Previdência pública somente arrecadou. Mas esta capitalização teve destino totalmente diverso de sua finalidade. O servidor público não tem culpa disso”, salientou.

Mito 2
Sobre o “déficit” da previdência pública, Clemilce observa que, a exemplo do setor privado, o governo, como qualquer patrão, deve contribuir com sua cota para a Previdência de seus funcionários: “Com o Estado ocorre a mesma coisa. Portanto, não há sentido em se falar em déficit da Previdência do setor público”, sublinha a auditora fiscal.

Burocracia
Três semanas após o início da obrigatoriedade da Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas (CNDT), o Tribunal Superior do Trabalho registrou a emissão de cerca de 250 mil certidões. A burocracia representa repassar para quem cumpre a lei a tarefa que deveria ser do Estado de fiscalizar quem tem débitos não pagos na Justiça do Trabalho. “É importante relatar que a CNDT proporciona mais comprometimento das empresas com seus funcionários”, opina o otimista professor de Direto do Trabalho da PUC Arnaldo Leonel Ramos Jr.

Na parede
A Embrapa Solos lançou o calendário de parede Solos do Brasil 2012. Cada mês representa um tipo de terra que ocorre no país. “Esse calendário é um excelente meio de divulgação dos solos brasileiros”, diz a chefe geral da empresa de pesquisa, Lourdes Mendonça. O download (em PDF) está disponível em: www.cnps.embrapa.br/download/calendario_de_solos_2012.pdf

Nas nuvens
A investida dos Estados Unidos, via Austrália, contra o site Megaupload ampliou as desconfianças dos que viam com reticência a utilização da computação em nuvem para guardar informações relevantes e/ou estratégicas. Com o fechamento do Megaupload, milhares de internautas, que, de forma legal, armazenavam arquivos no site, perderam o acesso a suas informações, expondo, mais uma vez, os riscos do ambiente fora das máquinas.

Show
Existirá muita diferença entre a falsa gravidez de quadrigêmeos, no interior de São Paulo, e programas como o BBB, da TV Globo? Talvez bem menos do que pode parecer à primeira vista. Ambos se abastecem de um misto de curiosidade pela vida alheia e vontade de acreditar que tudo é real; ambos fantasiam a realidade, em busca de audiência; ambos contam com o engajamento de boa parte da mídia, pouco interessada em apurar os fatos ou em cumprir os preceitos que apresentam, com pompa, em seus manuais de ética. A falsa grávida pode ter, a seu favor, a alegação de algum problema psicológico. No caso dos “shows de realidade”, resta apenas a busca desenfreada pelo lucro a curto prazo.

Artigo anteriorPolícia para quem…
Próximo artigoComandante
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Desigualdade, Big Tech e EUA são maiores ameaças à democracia

7 em 10 chineses avaliam que seu país vai bem na questão.

O poder do monopólio em rebaixar os salários

Um tributo a Joan Robinson, ‘uma das economistas mais importantes do século 20’.

Ricos querem pagar só 10% do imposto de Biden

Elisão fiscal ameaça levar US$ 900 bi do pacote para as famílias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Mercado reage em dia pós-Copom

Destaque para os pedidos por seguro-desemprego nos EUA.

Boas expectativas para o dia

Hoje, mercados começando aparentemente com realizações de lucros recentes e aguardando a decisão do Banco Central inglês sobre política monetária.

Mesmo com perdas de 75%, empresas em favelas mantêm 80% dos empregos

São mais 289 mil comércios registrados nas cerca de 6 mil comunidades em todo o Brasil.

OMS pede redução de desigualdades no acesso à higiene das mãos

Organização destaca que pandemia mostrou dramaticamente a importância da prática na redução do risco de transmissão.

Levantamento revela mudanças no setor de saúde pós-Covid

Estudo fala em mudança no perfil de consumo da saúde por pacientes, consolidação da telemedicina, aumento da utilização de dados e automação de serviços.