Caminhos opostos na América do Sul: marxista-leninista lidera no Peru

541
Pedro Castillo vota com seu tradicional chapéu (foto de Jorge Uriarte, Xinhua/Andina)
Pedro Castillo vota com seu tradicional chapéu (foto de Jorge Uriarte, Xinhua/Andina)

Uma das tarefas urgentes do próximo governo escolhido pelos peruanos será o combate ao coronavírus, afirmou nesta segunda-feira o candidato à presidência do partido Peru Libre, Pedro Castillo, que lidera a votação. O país caminha para o segundo turno em 6 de junho, pois nenhum dos candidatos ultrapassará 50% dos votos.

Castillo, 51 anos, marxista-leninista, lidera a contagem de votos. De acordo com o último relatório do Escritório Nacional de Processos Eleitorais (Onpe), Castillo tem até agora 18,2% dos votos, seguido por Keiko Fujimori, de Fuerza Popular (FP) com 13,1% dos votos, após 81,2% dos registros eleitorais processados.

Líder do sindicato dos professores, Castillo acrescentou que outros setores que exigem atenção são a educação e a agricultura, além de melhorar as oportunidades de emprego e estudo para os jovens.

“Não importa quem vá para o segundo turno, espero que possamos trabalhar juntos”, disse Keiko Fujimori, filha do ex-presidente Alberto Fujimori (1990-2000).

Espaço Publicitáriocnseg

O analista Gonzalo Banda, da Universidade Católica do Peru, disse à agência e notícias Xinhua que um dos pontos que a liderança política de Castillo facilitou nas eleições foi que suas propostas para enfrentar a crise chegaram aos eleitores. Ele conquistou eleitores de esquerda tradicional e educadores peruanos por meio de um discurso claro e radical.

Durante sua campanha eleitoral, o dirigente docente afirmou que um eventual governo seu incluirá a mudança da Constituição Política do Peru. Ele propôs a nacionalização de empresas em vários setores econômicos, como mineração, petróleo, hidrelétrica e gás.

Leia também:

Caminhos opostos na América do Sul: banqueiro se elege no Equador

Eleição no Peru está indefinida. Empate técnico entre 5 candidatos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui