Campanha antifraudes com humor

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incidentes cibernéticos
Internet mundial. Foto: divulgação

A fraude virtual vem ampliando espaço no Brasil. Somente na primeira metade de 2024 o Brasil registrou mais de 1 milhão de tentativas de fraude, totalizando R$ 1,2 bilhão, segundo estudo da ClearSale, empresa de inteligência de dados para prevenção deste tipo de crime. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e seus bancos associados lançaram nesta segunda-feira (14) a campanha de conscientização da população sobre golpes e fraudes eletrônicas, que tem como tema principal “Se é golpe, tem contragolpe”.

Essa edição da campanha inova com a participação de Fabio Porchat, um humorista carismático que se comunica com diversos públicos, com o objetivo de fazer uma comunicação direta e simples para ensinar as pessoas a reconhecerem os golpes. A campanha irá se encerrar no final de abril de 2025.

Segundo a Febraban, o principal objetivo é engajar a sociedade na discussão do tema, mantendo-a mais alerta e evitando possíveis tentativas de fraude. A partir desta segunda-feira, o público poderá ver as peças publicitárias nas principais redes de TV, em canais de streaming, portais jornalísticos, redes sociais, páginas de e-commerce, entre outros.

“A realização da campanha prevê a atuação de parceiros importantes, como a Polícia Federal, o Banco Central, o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF), a Associação Brasileira de Telesserviços (ABT) e Zetta”, citou a federação.

Espaço Publicitáriocnseg

“A Febraban e seus bancos associados têm investido constantemente na comunicação com a população em geral com campanhas frequentes para orientar o cliente. Por meio de vídeos, conteúdos para mídia online, redes sociais com animações didáticas e explicativas, ações com influenciadores e nas principais emissoras de TVs aberta do país”, disse afirma José Gomes, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban.

A campanha “Se é golpe, tem contragolpe” vai utilizar o carisma e o poder de comunicação de Fábio Porchat para ensinar de maneira simples e direta como reconhecer os golpes financeiros e como escapar deles. Em uma das peças de propaganda para a TV, ele dirá: “Gente, que negócio é esse de passar a senha, passar o código de segurança do cartão quando alguém liga dizendo: Ah, aqui é do banco, clonaram seu cartão, preciso que você confirme sua senha, seu código’. ‘Paaaara. Banco nunca pede pra você dizer a senha. NUNCA!!!! Pediu a senha? Pediu código de segurança? É golpe!!! Pó desligar sem dó” Assista aos filmes da campanha no YouTube da Febraban (https://www.youtube.com/@FEBRABANOficial).

Outras medidas

Os bancos também atuam em parceria com forças policiais para auxiliar na identificação e punição de criminosos virtuais, como o Projeto Tentáculos. Idealizado em 2007, ele centraliza todas as notícias-crime de fraudes em um repositório único de dados. Atualmente, 29 bancos participam do Projeto Tentáculos. De 2018 a 2023, foram deflagradas cerca de 200 operações e cumpridos 445 mandatos de busca e apreensão, além de 81 prisões.

A Febraban, juntamente com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), é parceira da ferramenta Celular Seguro, lançada em dezembro de 2023 pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A Febraban também assinou recentemente um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Ministério da Justiça e Segurança Pública que possibilitará o intercâmbio de conhecimentos, tecnologias, metodologias, capacitação de pessoas e colaboração mútua para o desenvolvimento de projetos e atividades de interesse comum. Assim, o Ministério e os bancos irão trocar informações para viabilizar ações rápidas e eficientes no combate a fraudes, golpes e crimes cibernéticos.

O ACT prevê a formação de grupo de trabalho com entidades e empresas de vários setores, além do bancário, para debater o tema e construir uma política pública de prevenção e combate a fraudes, golpes e crimes financeiros, chamada de Estratégia Nacional de Segurança Financeira. Este cenário se estende para diversos segmentos – governo, financeiro, telecomunicações, varejo, marketplaces, redes sociais, entre outros.

No caso de o cliente ter sido vítima de algum crime, ele deve notificar imediatamente seu banco para que medidas adicionais de segurança sejam adotadas, como bloqueio do app e senha de acesso, e fazer um boletim de ocorrência.

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