Campanha

O governador paulista Geraldo Alckmin segue os passos do presidente Lula e inaugura até solda em trilho de metrô. Alckmin visitou as obras da Linha 2 – Verde e acionou o processo de soldagem do trilho da ligação entre a Linha 2 (Vila Madalena-Ana Rosa) e sua expansão até a estação Imigrantes. As obras, iniciadas em 31 de março de 2004, têm 3,4 quilômetros de extensão. O primeiro trecho (Ana Rosa-Imigrantes) possui 2,9 quilômetros e será inaugurado em março. Sobre Lula, o governador pelo menos leva a vantagem de ter assumido que é candidato.

Tambor
A ampla repercussão dada, inclusive no exterior, ao assalto perpetrado contra turistas ingleses recém-desembarcados no Rio, semana passada, se explica por razões muito além dos perdas e abalos provocados por esse tipo de violência. Em julho de 2004, um ônibus especialmente fretado por uma agência de viagem para transportar turistas estrangeiros foi seqüestrado por bandidos em Fortaleza, que o desviaram para um lugar ermo, no qual, depois de roubarem dólares, cartões de crédito, passaportes e malas de viagens, deixaram as vítimas apenas com roupas íntimas e sem um centavo em seu primeiro dia no Brasil.
No entanto, como a notícia não mereceu um segundo sequer do Jornal Nacional, a imprensa internacional, que, em geral, apenas “cozinha” a local, não falou em boicote à bela e atraente capital cearense. Como Rio, além de mazelas e virtudes, é um dos grandes players do turismo internacional, a concorrência mundial não deixa passar uma em branco quando se trata da cidade.

Primeira necessidade
A empresa Ponto Forte criou um departamento voltado exclusivamente para a segurança turística. Um contingente de seguranças, bilingues, poderão atuar em locais turísticos ou acompanhar grupos  durante suas visitas ao Brasil. O programa de treinamento é coordenado pela Planet Work, do professor Maurício Werner, e prevê noções de turismo, relações públicas, inglês, espanhol e técnicas de acompanhamento de grupos. O projeto deverá receber assessoria do papa da segurança, o norte-americano Peter Tarlow.

Verde
O primeiro ônibus a biodiesel do país começa a circular a partir dessa quarta na linha 121 (Central-Copacabana) do Rio, circulando com uma mistura de 5% de biodiesel, o que permitirá uma sensível redução da emissão de gases poluentes para a atmosfera. Com a mistura, deixarão de ser produzidas 250 mil toneladas de gás carbônico. O projeto reúne Governo do Rio de Janeiro, Coppe/UFRJ, Volkswagen, Shell, Real Auto Ônibus, Bosch, MWM Motores e Instituto Nacional de Tecnologia.

Todo gás
O volume de gás natural comercializado no Brasil em dezembro atingiu a 45 milhões de metros cúbicos por dia, crescimento 18% em relação ao mesmo mês de 2004. O volume de vendas no ano passado cresceu 10%, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado.

Prazo
Os lojistas que participam da campanha de promoções “Liquida São Paulo” foram beneficiados com prazo adicional de 30 dias para o recolhimento do ICMS. O benefício está condicionado, no entanto, à utilização pelo estabelecimento participante de equipamento Emissor de Cupom Fiscal ou à emissão de nota fiscal por sistema eletrônico de processamento de dados.

Altos e baixos
As exportações fluminenses aumentaram mais de 16% em 2005. Em dezembro, porém, recuaram 20% em relação ao mesmo mês de 2004. A redução deveu-se à queda das vendas de produtos manufaturados. Em dezembro de 2004, a exportação de um navio-plataforma inflara a balança. O crescimento em 2005 foi maior quando medido pelo valor do que pela quantidade. Os números serão apresentados nesta quarta pela Firjan.

Imagem cubana
A Cubavisão Internacional oferece, nessa quarta, acesso gratuito ao seu sinal de satélite para televisões das Américas, da Europa e da África. A deferência visa a permitir que as emissoras internacionais interessadas possam transmitir a gigantesca marcha que o governo Fidel Castro fará em frente ao Escritório de Interesses dos Estados Unidos, em Havana. Intitulada Marcha do Povo Combatente, a manifestação é um protesto contra o anúncio dos planos de invasão do governo Bush num cenário pós-Fidel.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorTurbulência
Próximo artigoCaixa empresta R$ 82 bi em 4 anos

Artigos Relacionados

É urgente a revogação da PPI

Federação do Fisco taxa PEC de Bolsonaro de eleitoreira.

Olavo de Carvalho, quem diria, já escreveu no MM

Críticas à ‘Nova Ordem Mundial’, ‘Globo’, ‘Time’ e Garotinho.

Commodities voltam a subir e ameaçam inflação

Brasil dependerá, mais que nunca, do comportamento do real frente ao dólar.

Últimas Notícias

Prazo para Apresentação do 3º Ciclo da Oferta Permanente

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) informou nesta quinta-feira que todas as empresas inscritas interessadas em participar do 3º Ciclo...

Governo aposta na abertura do mercado de gás natural em Rondônia

O governo acredita que a abertura do mercado de gás natural no estado de Rondônia vai potencializar a exploração de gás na bacia dos...

Faturamento da mineira Lett avançou 70% em 2021

A Lett, startup mineira especialista em Trade Marketing Digital, reportou que em apenas 12 meses, a empresa conseguiu um aumento de mais de 70%...

Relatório lista marcas chinesas como globalmente mais fortes

Várias empresas chinesas figuram entre as marcas mais fortes e de crescimento mais rápido do mundo listadas pelo relatório “Global 500 2022”, da consultoria...

Brasil quer retaliar países em disputas paralisadas na OMC

O Congresso Nacional vai analisar uma medida provisória que autoriza o Brasil a suspender concessões e até retaliar membros da Organização Mundial do Comércio...