Canal de Suez relata queda de 23,4% na receita anual

Crise do Mar Vermelho, provocada pelo ataque de Israel a Gaza, derrubou ganhos do Egito no Cana de Suez

354
Navio no Canal de Suez
Navio no Canal de Suez (reprodução vídeo Xinhua)

A receita anual do Canal de Suez egípcio caiu cerca de 23,4% no ano fiscal de 2023/2024 devido à crise do Mar Vermelho, disse Osama Rabie, presidente da Autoridade do Canal de Suez (SCA), em um comunicado nesta quinta-feira.

“As receitas caíram para US$ 7,2 bilhões no ano fiscal de 2023/2024, que terminou em junho, de US$ 9,4 bilhões um ano antes”, disse Rabie. Acrescentou que o número de navios que atravessam caiu para 20.048 no ano fiscal de 2023/2024, em comparação com 25.911 no ano fiscal de 2022/2023.

O presidente da SCA atribuiu o declínio das receitas aos desafios de segurança no Mar Vermelho, que levaram muitos proprietários e operadores de navios a optar por rotas alternativas.

Ele sublinhou que as tensões em curso no Mar Vermelho afetam não só o Canal de Suez, mas também o mercado de transporte marítimo, o movimento comercial e as cadeias de abastecimento internacionais, uma vez que tomar rotas alternativas aumenta o tempo de viagem e os custos de operação.

Espaço Publicitáriocnseg

Desde novembro do ano passado, o grupo Houthi do Iêmen tem visado navios no Mar Vermelho que afirma estarem ligados a Israel como uma demonstração de solidariedade com os palestinos que enfrentam ataques de Israel na Faixa de Gaza.

O Canal de Suez, que transporta 12% do comércio global, é uma fonte crucial de divisas para o Egito, um país que ainda enfrenta problemas econômicos persistentes.

Agência Xinhua

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui