O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, acrescentou uma nota ao seu já vasto repertório de idiotices, que fazem dele um dos presidente norte-americanos mais – digamos – pitorescos. Disse Bush filho: “Estou preocupado com a Argentina. É uma localidade muito importante de nosso hemisfério”. Para não ficar dúvidas: o mundo é dividido em dois hemisférios e os EUA ficam no Norte. Talvez o filho menos esperto de George Bush estivesse pensando naquele vizinho de quem os Estados Unidos tomaram o Texas.
Em casa
Para completar o festival de non sense, disse Bush, o filho, estar preocupado com a situação na Argentina e condicionou a prestação de ajuda “técnica” ao novo governo do país à adoção de um plano “para garantir crescimento econômico”. Na semana passada, Bush já havia oferecido ajuda ao país sob a condição de que a Argentina organizasse sua situação e indicando o Fundo Monetário Internacional e demais organismos econômicos internacionais como referências para a busca de apoio. Conclui-se que quando fala em plano “para garantir o crescimento econômico” Bush se refere ao crescimento dos Estados Unidos.
Ócio produtivo
As férias e os feriados, tão combatidos por muitos, têm sua vertente econômica positiva. Um exemplo é o Festival de Cultura Popular da Bahia, que será realizado de hoje a sábado, no Pelourinho, coração do centro histórico de Salvador. Além de ser mais uma oportunidade de mostrar a cultura do baiana aos milhares de turistas que estarão na capital – o público estimado é de 100 mil pessoas – o verdadeiro mosaico de formas, sons, ritmos e cores, envolvendo artesanato, desfiles de grupos folclóricos e shows musicais de diversos ritmos certamente se reverterá em oportunidades de trabalho e geração de renda. A TV Bahia, organizadora do festival, acredita que será a maior celebração da cultura popular no Brasil.
O Piauí é ali
A Argentina, quem diria, foi parar no Piauí. Assim como no estado brasileiro, o segundo colocado nas eleições acabou assumindo o poder.
Avanço
A nomeação de Duhalde, porém, não deixa de ser um avanço em relação à entronização de Domingo Cavallo como superministro. Pelo menos, passou do terceiro para o segundo colocado.
Atraso
O presidente FH querer ser nomeado senador biônico é um escândalo duplo: primeiro pela tentativa de ressuscitar artifício do nefasto Pacote de Abril da ditadura e, segundo, pelas razões e pelos temores que embalam a iniciativa de conquistar imunidade a qualquer preço e pouco voto.
Oxente
Quem ligou para pedir informações para o serviço 102 da Telemar, no último dia 30, teve uma aula involuntária de reengenharia. Com o sistema da operadora no Rio fora do ar, o atendimento era feito por operadoras da Bahia, que informavam – educadamente, registre-se – estarem impossibilitadas de fornecerem dados do Rio. Base nacional de dados deve ser coisa de estatal pré-histórica.
Só no dia seguinte
Quem passou o Réveillon na Região dos Lagos ficou impossibilitado de cumprimentar, via celular, amigos e parentes na passagem do ano. Independentemente da companhia operadora utilizada, invariavelmente as ligações terminavam em sinal de ocupado ou com a informação recorrente de que o aparelho chamado se encontrava fora de área. Se o controle do cumprimento das metas para liberar a livre em concorrência a partir de 2003 seguem esse padrão de qualidade…