Cancún

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, acrescentou uma nota ao seu já vasto repertório de idiotices, que fazem dele um dos presidente norte-americanos mais – digamos – pitorescos. Disse Bush filho: “Estou preocupado com a Argentina. É uma localidade muito importante de nosso hemisfério”. Para não ficar dúvidas: o mundo é dividido em dois hemisférios e os EUA ficam no Norte. Talvez o filho menos esperto de George Bush estivesse pensando naquele vizinho de quem os Estados Unidos tomaram o Texas.

Em casa
Para completar o festival de non sense, disse Bush, o filho, estar preocupado com a situação na Argentina e condicionou a prestação de ajuda “técnica” ao novo governo do país à adoção de um plano “para garantir crescimento econômico”. Na semana passada, Bush já havia oferecido ajuda ao país sob a condição de que a Argentina organizasse sua situação e indicando o Fundo Monetário Internacional e demais organismos econômicos internacionais como referências para a busca de apoio. Conclui-se que quando fala em plano “para garantir o crescimento econômico” Bush se refere ao crescimento dos Estados Unidos.

Ócio produtivo
As férias e os feriados, tão combatidos por muitos, têm sua vertente econômica positiva. Um exemplo é o Festival de Cultura Popular da Bahia, que será realizado de hoje a sábado, no Pelourinho, coração do centro histórico de Salvador. Além de ser mais uma oportunidade de mostrar a cultura do baiana aos milhares de turistas que estarão na capital – o público estimado é de 100 mil pessoas – o verdadeiro mosaico de formas, sons, ritmos e cores, envolvendo artesanato, desfiles de grupos folclóricos e shows musicais de diversos ritmos certamente se reverterá em oportunidades de trabalho e geração de renda. A TV Bahia, organizadora do festival, acredita que será a maior celebração da cultura popular no Brasil.

O Piauí é ali
A Argentina, quem diria, foi parar no Piauí. Assim como no estado brasileiro, o segundo colocado nas eleições acabou assumindo o poder.

Avanço
A nomeação de Duhalde, porém, não deixa de ser um avanço em relação à entronização de Domingo Cavallo como superministro. Pelo menos, passou do terceiro para o segundo colocado.

Atraso
O presidente FH querer ser nomeado senador biônico é um escândalo duplo: primeiro pela tentativa de ressuscitar artifício do nefasto Pacote de Abril da ditadura e, segundo, pelas razões e pelos temores que embalam a iniciativa de conquistar imunidade a qualquer preço e pouco voto.

Oxente
Quem ligou para pedir informações para o serviço 102 da Telemar, no último dia 30, teve uma aula involuntária de reengenharia. Com o sistema da operadora no Rio fora do ar, o atendimento era feito por operadoras da Bahia, que informavam – educadamente, registre-se – estarem impossibilitadas de fornecerem dados do Rio. Base nacional de dados deve ser coisa de estatal  pré-histórica.

Só no dia seguinte
Quem passou o Réveillon na Região dos Lagos ficou impossibilitado de cumprimentar, via celular, amigos e parentes na passagem do ano. Independentemente da companhia operadora utilizada, invariavelmente as ligações terminavam em sinal de ocupado ou com a informação recorrente de que o aparelho chamado se encontrava fora de área. Se o controle do cumprimento das metas para liberar a livre em concorrência a partir de 2003 seguem esse padrão de qualidade…

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorPequenas causas
Próximo artigoUnivitelinos

Artigos Relacionados

Europa admite 2 pesos na crise na Ucrânia e em Gaza

Cinismo típico da mentalidade colonial

Petróleo sob disfarce de direitos humanos

China descobre grande reserva na Região de Uigur, alvo das ‘preocupações’ dos EUA.

Ameaça de demissões expõe crise na Saúde

Piso de menos de 4 SM para enfermagem revela desvalorização.

Últimas Notícias

Nubank: resultado do 2T22 e a perspectiva de recuperação das ações

Destaque para captação de clientes, mas risco de inadimplência é alto.

Rio CVB: Receita do Rock in Rio acima de US$ 158 milhões

Evento deve gerar pagamento de US$ 7,9 milhões em impostos à cidade.

Anatel recebe cerca de 1 milhão de queixas

Reclamações foram contra serviços de telefonia, internet e TV.

Europa admite 2 pesos na crise na Ucrânia e em Gaza

Cinismo típico da mentalidade colonial

Ação civil para incluir fonte solar em leilão de energia

Associação do setor fala em 'tratamento isonômico para empreendimentos fotovoltaicos participarem de leilões do Governo Federal.'