Caneladas

A forma ostensiva com que setores da mídia esportiva tupiniquim têm espicaçado a seleção argentina e Maradona vai muito além de rivalidades futebolísticas. A insistência com que buscam transformar os argentinos no inimigo número um do Brasil não guarda correspondência em outros esportes e aspectos da vida nacional em que os antagonistas sejam, por exemplo, Estados Unidos ou países europeus. Aliada ao incômodo que esse mesmo tipo de jornalismo demonstra em relação ao Mercosul e à política externa brasileira, a tese parece mais coisa de “viúvas” da Alca.

“Efeito velhinho”
A decisão do presidente Lula de sancionar o reajuste de 7,7% para os aposentados que cometem a impertinência de ganharem acima de um salário mínimo confirma que, noves fora o ufanismo artificial criado pelo discurso homogêneo em exaltação à política econômica, Lula – pelo menos às vezes – parece não confundir propaganda com a realidade.

Outra na ferradura
Já  ao vetar o fim do fator previdênciário, Lula mostra que, ao lado da preocupação com os setores mais sensíveis do eleitorado, mantém a sincronia com os financiadores. Como mostram os números do setor de seguros, o crescimento das aposentadorias privadas acompanha a deterioração dos benefícios pagos pela Previdência para quem recebe acima do piso.

Jogo duro
Tal como Lula na questão da Previdência, a Seleção de Dunga não surpreendeu.

Professor Dunga
Se existe uma prática de Dunga a ser elogiada é o fim da longa era da cobertura privilegiada para a TV Globo. Diferentemente da esmagadora maioria dos seus sucessores dos anos 90, Dunga, com raras exceções, dispensa o mesmo – mau, registre-se – tratamento a todos órgãos de imprensa. Nesta Copa, a escassez de informações e a ausência de imagens valem para todos, sem entrevistas exclusivas. Com seu jeito rude, e ainda que de forma tortuosa, o treinador da Seleção brasileira acaba dando uma lição, num universo tão simbólico com o futebol, sobre a democratização dos meios de comunicação.

Bolão
Em clima de Copa do Mundo, a Editora Ferreira lança um desafio aos estudantes. Em seu site (www.editoraferreira.com.br) a empresa está sorteando um exemplar de qualquer livro da editora para os participantes que acertarem os três primeiros colocado na competição da África do Sul. E aqueles que derem o palpite correto sobre o campeão da Copa irão concorrer a um dos dez livros disponíveis na promoção.

Bolão – 2
Paulo Maluf (PP-SP) acertou o nome do jogador que fez o primeiro gol pelo Brasil na Copa – Maicon – e faturou R$ 400 no bolão que ocupou o tempo dos poucos deputados que assistiram ao primeiro jogo da seleção brasileira no salão de café da Câmara. O bolão de placar pagou R$ 500 ao deputado Hugo Leal (PSC-RJ).

Dupla na Meia
No próximo dia 20, Nova Iguaçu (Baixada Fluminense) vai servir de cenário para a primeira edição em 2010 da Meia Maratona Faz um 21, prova organizada pela Maxsports e promovida pela Embratel. A largada será dada exatamente às 8h21min na Via Light, próximo à Vila Olímpica, e os corredores, divididos em duplas, vão percorrer 10,5 cada um. A expectativa é de reunir 600 participantes, 50% a mais que no ano passado. Já estão confirmadas etapas em São Gonçalo (25/7), Petrópolis (12/9), Cabo Frio (19/9) e Volta Redonda (24/10). Inscrições pelo site www.meiamaratonafazum21.com.br

Copa
Será que alguém propôs moratória de dribles?

Artigo anteriorSecando a fonte
Próximo artigoSem refrigerante
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Juntar 2 meses e meio de auxílio para comprar cesta básica

Não só a pandemia, mas inflação é ameaça às pretensões de Bolsonaro.

Se mirar Nordeste, Bolsonaro atingirá o próprio pé

Região tem menor média de casos e óbitos causados pela Covid.

Neodefensores do trabalhador ignoraram crise

Desemprego já era estratosférico em 2019, e apoiadores de Guedes nem ligavam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

BC altera norma para segunda fase do open banking

Medida complementa regulamentação que estabelece requisitos técnicos de fase que vai permitir compartilhamento de dados e transações de clientes.

Confiança do consumidor medida por Michigan ficou abaixo do esperado

Índice registrou leitura de 86,5 na prévia de abril e o esperado era 89.

Escolha de conselheiros da ANPD preocupa por conflito de interesses

Entre os indicados há diretores e encarregados de dados pessoais de grandes empresas da internet.

Exterior abre em alta e futuros no Brasil operam com cautela

China atinge crescimento de 18,3%; na Europa, Índice de Preços ao Consumidor amplo de março teve avanço de 1,3% ao ano.

Estaleiro de SC investe meio milhão em linha de produção exclusiva

Estaleiro irá entregar até quatro vezes mais rápido e atender à crescente procura por embarcações novas.