A indústria siderúrgica brasileira vai ter dificuldades de suprir a demanda interna de aço, que no primeiro semestre registrou crescimento de 18%, percentual que não estava dentro do planejamento, disse o analista do Bradesco Research, Raphael Biderman. Como exemplo, frisou que a Usiminas já está com quase toda a sua capacidade de produção voltada para o mercado doméstico. E acrescentou que a usina está importando aço para tentar suprir essa carência. O aço chega com preço mais alto que o interno, “por ineficiência portuária e de logística”.
Afinidade
Agora o ministro da Defesa, Nelson Jobim, não terá motivos para encenar rusgas com a Anac. A futura presidente da agência, Solange Paiva, é muito amiga do filho do ministro, como esta coluna informou em 7 de agosto.
Pleno emprego
Um ato no Clube de Engenharia, nesta quinta, às 18h, marca o lançamento do manifesto e início de coleta de 1,3 milhão de assinaturas para o projeto de lei de iniciativa popular pelo pleno emprego. Estarão presentes à manifestação, encabeçada pelo ONG Desemprego Zero, o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcio Pochmann, e o diretor da entidade no Rio, João Sicsú. O Clube de Engenharia fica na Avenida Rio Branco, 124, no Centro do Rio.
Goleada
Na relação comercial entre Brasil e Equador, de US$ 908 milhões, o Brasil consegue um superávit de US$ 847 milhões. Tentar tornar essa balança menos desigual é o objetivo de uma equipe do governo equatoriano que estará na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), nesta quinta-feira, às 9h, para se aproximar das empresas brasileiras com vistas ao fomento do comércio bilateral, especialmente para o lado de lá. A comitiva é encabeçada pelo ministro de Política Econômica e Produção, Maurício Dávalos.
D. João
Nesta quinta-feira, a Associação Comercial do Rio de Janeiro realiza palestra com o embaixador Alberto da Costa e Silva, que abordará “Os 200 anos da recriação do Brasil”. O evento começa às 9h30, na R. da Candelária, 9 -12º andar, Centro – RJ.
Atuação
O Secovi Rio será, nesta quinta, homenageado em sessão solene na Câmara dos Deputados, pelos seus 65 anos de atuação. Quem propôs a homenagem foi o deputado federal Eduardo Sciarra (DEM-PR), que contou também com as assinaturas dos deputados Solange Amaral (DEM-RJ) e Onyx Lorenzoni, líder do DEM na Câmara.