Capital das duas rodas

Capital do Texas, o segundo estado mais populoso dos Estados Unidos, Austin não tem qualquer tipo de transporte coletivo. Os moradores e turistas têm apenas duas opções: usar o próprio carro ou recorrer a um dos inúmeros táxis que circulam pela cidade. Diante do grande número de veículos de passeio, a prefeitura faz planos quinquenais visando a abrir estradas e enfrentar os engarrafamentos. Construir metrô ou colocar ônibus na cidade, nem pensar.

Vôo
Dos 15,5 milhões de empregos do turismo, 6,7 milhões dependem diretamente do transporte aéreo, informa o professor Respício do Espirito Santo, presidente do Cepta, um centro de altos estudos da aviação. Ele lembra que 40% dos deslocamentos internacionais são feitos via aérea.

Terra nua
Segundo o Banco Mundial, os solos agrícolas são degradados a uma taxa de 0,1 ao ano. O que torna esse dado ainda mais grave é que a maioria destes solos está em países menos desenvolvidos. Na América Latina e Caribe, o mau uso de produtos químicos e a erosão degradaram 300 milhões de hectares.
Um curso eletrônico (no formato PDF) sobre recuperação de áreas degradadas pode ser baixado na página da Embrapa Solos (www.cnps.embrapa.br). A apostila, de 238 páginas, auxilia quem pretende atuar em recuperação de áreas degradadas e conservação do solo e água. A equipe da Embrapa Solos já ministrou curso sobre o assunto na Petrobras e PUC-Rio. Os autores da obra são os pesquisadores Fabiano Balieiro e Sílvio Tavares.

Hein?
Um teste para detectar a perda de audição e que pode ser baixado direto da Internet para o iPhone ou iPod Touch foi liberado pela empresa canadense Unitron, representada no Brasil pelo grupo Microsom. O uHear, em inglês, pode ser baixado de sites como o iTunes e realiza três testes básicos com o usuário: sensibilidade auditiva, audição em ambientes ruidosos e um questionário de 12 perguntas sobre situações auditivas comuns. A empresa brasileira alerta: o teste não substitui o diagnóstico realizado por um profissional da audição; visa incentivar que as pessoas testem a sua audição e procurem auxilio especializado no caso de detectarem alguma alteração.

Instabilidade no emprego
Para o advogado Igor Costa, do escritório Mello, Dabus & Rached, a decisão tomada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TST), no último dia 10, validando a demissão de 4.273 trabalhadores pela Embraer, em fevereiro, é fonte de instabilidade econômica e política. Segundo ele, a deliberação abre precedente para outras empresas praticarem demissões em massa de forma arbitrária.
“Precisamos evitar o impacto público que a decisão do TST pode causar, além de estimular a maior proximidade entre empregador e trabalhador”, afirma Costa, defendendo a necessidade de o governo brasileiro revalidar a convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que proíbe a demissão sem justa causa e cria uma espécie de estabilidade para o funcionalismo privado.

Na mão do STF
O advogado recorda que o Brasil assinou e ratificou a convenção 158 da OIT. No entanto, acrescenta, em 1996, o então presidente FH denunciou a convenção, que deixou de ter validade. Existe ação no Supremo Tribunal Federal (STF) reivindicando que a denúncia da convenção seja julgada improcedente. Caso isso ocorra, ele voltaria a ser legal e teria força de lei.

Plantação
Estudiosos do jornalismo declaram-se surpresos com a quantidade de cartas mobilizadas nas colunas de jornais em favor da candidatura, sequer formalizada, da senadora Marina Silva a presidente da República pelo PV. Não conhecessem os critérios que determinam a publicação de cartas contra ou favor de qualquer tema, esses observadores jurariam que o país passa por um surto inédito de interesse pela política partidária e pela legenda verde.

Psiu
Será que o nome da união da Porto Seguro com Itaú Unibanco é para não fazer barulho e despertar os órgãos defensores da concorrência?

Artigo anteriorCrise limpa
Próximo artigoAécio x Aécio
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Desigualdade, Big Tech e EUA são maiores ameaças à democracia

7 em 10 chineses avaliam que seu país vai bem na questão.

O poder do monopólio em rebaixar os salários

Um tributo a Joan Robinson, ‘uma das economistas mais importantes do século 20’.

Ricos querem pagar só 10% do imposto de Biden

Elisão fiscal ameaça levar US$ 900 bi do pacote para as famílias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Em cinco anos, SP reduziu em 32%, mortes em acidentes de trânsito

Só Região Metropolitana reduziu em 29%; queda nas fatalidades em nível nacional foi de 22%.

Mercado reage em dia pós-Copom

Destaque para os pedidos por seguro-desemprego nos EUA.

Boas expectativas para o dia

Hoje, mercados começando aparentemente com realizações de lucros recentes e aguardando a decisão do Banco Central inglês sobre política monetária.

Mesmo com perdas de 75%, empresas em favelas mantêm 80% dos empregos

São mais 289 mil comércios registrados nas cerca de 6 mil comunidades em todo o Brasil.

OMS pede redução de desigualdades no acesso à higiene das mãos

Organização destaca que pandemia mostrou dramaticamente a importância da prática na redução do risco de transmissão.