Capitalismo na origem da pandemia

Agronegócio e destruição do habitat estão nas raízes de 70% das novas doenças infecciosas.

Nas últimas décadas, 70% das novas doenças infecciosas são zoonoses – como o HIV/Aids, Ebola, Zika e a Covid-19. “É uma consequência direta da destruição de habitats e ecossistemas e da maneira como a humanidade passou a explorar o planeta, nos últimos séculos”, acusa a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

“Somos deuses caminhando sobre a terra da qual dependemos e estamos destruindo. O capitalismo gosta muito de enaltecer a engenhosidade da humanidade. Mas o Elon Musk nos levando a Marte não tem nada a ver com salvar a humanidade, é sobre o fim da humanidade”, afirmou o epidemiologista norte-americano Rob Wallace. O pesquisador, autor do livro Pandemia e agronegócio: doenças infecciosas, capitalismo e ciência, participará nesta terça-feira da Ágora Abrasco.

O painel “A origem da Pandemia pela Covid-19 – relações com o agronegócio e o papel da agroecologia na luta pela vida e saúde” será transmitido pela TV Abrasco (youtube.com/tvabrasco), e, além de Rob Wallace, contará com a presença de Maria Emília Pacheco (Articulação Nacional de Agroecologia), João Pedro Stedile (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra) e João Arriscado (Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra). Gulnar Azevedo, presidente da Abrasco, e Fernando Carneiro, do GT Saúde e Ambiente, coordenarão o debate.

 

Tribunal volta

O presidente da Associação Nacional de Desembargadores (Andes), Marcelo Buhatem, apoia a decisão do Conselho Superior da Magistratura do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ/SP) sobre o sistema escalonado de retorno ao trabalho presencial em todo o estado. Para ele, o exemplo de São Paulo deveria ser seguido por todo o país.

O TJ/SP vai operar em regime híbrido, com uma parcela de magistrados e servidores em trabalho presencial, como têm feito escolas e faculdades.

 

Rápidas

O Iargs realizará o curso “Improbidade Administrativa”, na plataforma Zoom, em seis dias, entre maio e junho, começando nesta terça-feira, às 18h30. Inscrições: cursoimprobidadeadm.eventize.com.br *** A FGV Energia fará bate-papo com o novo CEO da BR Distribuidora, Wilson Ferreira Jr, ex-presidente da Eletrobras. A BR mira expansão e diversificação dos negócios, em especial no setor elétrico. O evento será transmitido às 18h desta quarta-feira pelo canal da FGV no Youtube. Inscrição: evento.fgv.br/fgvenergiaentrevista_19 *** Fernanda Teodoro, da Mandaliti Advogados, mediará o webinário “Desmificando a decisão do STF acerca da exclusão do ICMS” nesta terça, às 10h, no Canal GETA do YouTube *** Julian Tonioli, da Auddas, fala sobre “Como endereçar volume e qualidade de venda através da remuneração variável”, a convite de Fábio Oliveira, CEO da SalesFarm, nesta terça, às 20h, via Instagram @juliantonioli *** A missa em homenagem a Santo Ivo, padroeiro da advocacia, será celebrada nesta quarta, às 19h, no formato virtual diretamente da paróquia em São Paulo, com transmissão pelo YouTube da Aasp (youtube.com/user/aasponline) e da OAB-SP (youtube.com/channel/UCkVA1ZPx0rcGge3Fp6CIGSQ). É de Santo Ivo o primeiro Decálogo do Advogado *** Nesta quarta, às 9h, o advogado Cristóvão Macedo Soares, Socio de Bosisio Advogados, será o palestrante convidado na Live “Trabalho remoto: as práticas de acordo com as leis”, promovida pela Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro). O evento integra o programa Dica Legal da Federação e será transmitido em seu canal do Youtube (youtu.be/ILUC5gMD8LE)

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Os EUA lavam mais branco

Lavagem de dinheiro através de imóveis tem poucos obstáculos na pátria de Tio Sam.

Apagão já foi tragédia, volta como farsa

Modelo de mercantilização da energia é o culpado.

Volume de reservatórios pode cair a 6% em novembro

Quadro crítico poderá ser alcançado em 2 meses, mesmo com tarifaço.

Últimas Notícias

Condomínios do Rio podem exigir comprovante de vacinação

É recomendado que tal exigência seja aprovada em assembleia por maioria dos presentes

Agronegócio brasileiro ainda está amadurecendo tecnologicamente

Por Regina Teixeira – Especial para o Monitor Mercantil

Livro traz bastidores de aquisições de startups por grandes empresas

Livro: 'Saída de Mestre: estratégias para compra e venda de uma startup'

Plano de assinatura garante um smartphone novo todo ano

A parceria une o propósito da Samsung de trazer inovação a cada lançamento - desta vez oferecendo sua terceira geração de smartphones - e...

WhatsApp testa funcionalidade de indicação de negócios em SP

Por enquanto só São Paulo terá esse recurso