A maioria (62%) dos executivos planeja trabalhar até mais tarde em suas vidas do que haviam pensado há três anos atrás. O motivo é o mesmo que apavora os trabalhadores do chão da fábrica: 60% dos executivos afirmam que seus empregadores possuem programas de benefícios inadequados de aposentadoria. Os dados são de pesquisa mundial feita pela Korn/Ferry International, agência de recrutamento. Quase metade (44%) dos 2 mil entrevistados em 100 países planeja continuar trabalhando além dos 64 anos de idade, sendo que 15% planejam trabalhar além dos 70 anos.
“O declínio econômico dos últimos anos tem nitidamente extenuado as poupanças para a aposentadoria de todos os tipos de funcionários, incluindo executivos”, disse Charles W.B. Wardell III, diretor executivo da Korn/Ferry.
Internalizou
O professor da Unicamp Plínio de Arruda Sampaio Jr, ironizou a declaração do presidente Lula de que a não-renovação do acordo com o FMI mostraria que “o país já pode andar com as próprias pernas”. “Infelizmente, o Brasil já não precisa de coleira, pois o cachorro já anda atrás do dono sem necessidade dela. As autoridades econômicas estão totalmente convencidas da necessidade de um ajuste fiscal permanente”, disse.
Novos amigos
Sinal do tempos: enquanto Sampaio Jr., recém-desligado do PT, criticava a manutenção das políticas do FMI mesmo sem renovação do acordo com o fundo, o ex-ministro da Fazenda Pedro Malan, responsável por negociar o acordo assinado em 1998, mostrava sintonia com Lula, afirmando que o gesto mostraria que o país sabe “quais rumos precisa seguir”.
Tempos melhores
Em cerimônia realizada, terça-feira, no Palácio Guanabara, o vice-governador do Rio, Luiz Paulo Conde, comentou, em tom irônico, as relações do governo estadual com a administração petista: “Com o presidente Fernando Henrique, apesar de tudo, era mais fácil conseguir a liberação de verbas para o Rio do que agora.” Na platéia, o ex-governador Anthony Garotinho sorriu, em sinal de aprovação.
Herança bem-vinda
Com seu afastamento da presidência do IRB-Brasil Re, Lidio Duarte não teve a oportunidade de comemorar o recorde histórico do lucro da resseguradora em 2004. Essa tarefa ficou para seu sucessor e membro de diretoria, Luiz Appolonio Neto.
Confusão
Enquanto alguns setores se movimentam para tentar recriar a Guanabara, entidades de engenharia do Rio se reúnem para debater o planejamento da Região Metropolitana do Rio. Em comemoração ao seu aniversário de 70 anos, a Sociedade de Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro (Seaerj) realizará, entre abril e junho, o seminário “A engenharia e a arquitetura públicas no Rio de Janeiro: experiências e desafios urbanos”. O evento, que começa dia 4 de abril, às 17h (Rua do Russel, 1, Glória), abordará também a questão ambiental, saneamento, transportes e habitação. Detalhes em www.seaerj.org.br
Bala
A Fiat colocou no ar mais um anúncio de mau gosto: um marido traído ameaça com uma pistola o amante da esposa. Apropriado para quem patrocinou o festival de baixarias do Big Brother Brasil.