Embora a Constituição Federal garanta assistência jurídica aos necessitados, 58 milhões de brasileiros ficariam sem acesso à justiça gratuita por falta de defensor público. O Brasil tem 2.762 comarcas, mas os defensores estão presentes em apenas 42%. Infelizmente, apenas 14 milhões de pessoas são atendidas anualmente. Faz-se necessário um concurso público urgente.
Vergonha internacional
Embora convidado oficialmente para participar da inauguração do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, o presidente Bolsonaro preferiu participar de um evento em prol do voto impresso. O presidente português Marcelo Rebelo de Sousa, presente ao evento, ficou estarrecido, conforme noticiaram o canal português de TV SIC e jornais daquele país. Fora que ficou surpreso em ser recebido pelo brasileiro sem máscara, em audiência oficial, no Planalto.
Flexibilização no Rio
Sem consultar parte do Comitê Científico, o prefeito Eduardo Paes anunciou medidas de flexibilização, inclusive não uso da máscara em ambientes abertos a partir de setembro. Tais medidas precisam ser reavaliadas em função da atual situação pandêmica do Rio, com a nova cepa. Embora a vacinação esteja caminhando bem no município, o grande problema é a população flutuante.
Gastronomia nota 10 em Congonhas
O Restaurante Casa da Ladeira, em pleno conjunto barroco do Aleijadinho, em Congonhas, é um exemplo de sofisticação da comida mineira. Sob a batuta de Rosângela Vartulli, traz sabor e glamour.
Festa suíça
Para festejar a data nacional, o cônsul Rudolf Wyss, em função da pandemia, enviou uma caixa de guloseimas de várias partes da Confederação Helvética para um grupo de sortudos. Também um vídeo que mostrou o trabalho solidário daquele país com índios e população vulnerável. Merci. Danke. Grazie. Grazia fitg.
Realidade olímpica brasileira
Dos 309 atletas que estão em Tóquio, 42% não têm nenhum patrocínio. É uma superação que merece nossos aplausos e um apelo para que se invista mais em esporte.
Frase da semana
“Eu construo uma ponte infinita. Ela une e não é sarcástica. Enigmática, no sentido de misteriosa, permite juntar e agregar talentos. Outrora distantes e hoje caminhando com altivez e prosa poética. Ela me lembra o quanto cada um de nós luta para ser o que sempre desejou e pode um dia apenas viver. Une sensibilidades sempre contidas, mas de uma pureza de verdade consumida. Queria apenas que não tropeçassem e que não a considerassem se vivem longe de tudo que é amor incondicional da ressurreição poética de um dia cinzento.”