Em 2025, o Carnaval será celebrado em março, em uma data mais tardia em comparação a anos anteriores. Essa mudança no calendário tem importante impacto nos bares e restaurantes, pois, em muitas regiões do Brasil, o atraso da festa prolonga o fluxo de visitantes e impulsiona os negócios locais. Além disso, ensaios e blocos de pré-Carnaval movimentam ainda mais o comércio.
O setor de alimentação fora do lar acompanha de perto as tendências do turismo e do consumo, e a extensão do período carnavalesco contribui para um maior fluxo de turistas. Para Leandro Menezes, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) na Bahia, a mudança no calendário pode ser vantajosa:
“Há uma percepção de que o Carnaval marca o encerramento da temporada de verão. Por isso, os estabelecimentos que trabalham com turismo comemoram quando o Carnaval acontece mais tarde, pois isso prolonga o movimento do verão”, explica.
Com o Carnaval acontecendo em um período diferente do habitual, ter planejamento se torna crucial para que os bares e restaurantes consigam aproveitar o período estendido para aumentar o faturamento. Os ensaios de blocos e os eventos de pré-Carnaval atraem um grande público, gerando oportunidades para o setor.
Em Belo Horizonte, onde o Carnaval tem ganhado cada vez mais força, as festividades vêm impulsionando significativamente o faturamento dos estabelecimentos. Mariana Lucas, sócia do Beleléu Butiquim, na região leste da cidade, destaca o impacto positivo:
“Realizamos dois eventos de pré-Carnaval e registramos um crescimento de 25% a 30% no faturamento.” Ainda segundo a empreendedora, os blocos de rua, especialmente aos sábados, ajudam a aumentar ainda mais o movimento.
Os empreendedores do setor, além de investir em decoração e uma programação própria para o período pré-carnavalesco, também podem investir na gestão de marketing e redes sociais para atrair clientes e estimular a movimentação no negócio.
No Rio, começa neste fim de semana o Carnaval de Rua 2025, com desfiles de blocos e megablocos tomando as ruas de diversos bairros da cidade. Carrossel de Emoções e Chá da Alice inauguram o circuito de megablocos no Centro do Rio, com apresentações, respectivamente, no sábado (dia 1º) e no domingo (2 de fevereiro).
“A cidade está completamente preparada para essa festa tão especial e diversa, que enche as ruas do Rio de cor e alegria. Até o dia nove de março, o folião vai poder contar com um calendário extenso de blocos, espalhados por todas as regiões da cidade”, declara o presidente da Riotur, Bernardo Fellows.
O sábado começa com o desfile do megabloco Carrossel de Emoções, a partir das 7h, trazendo o funk dos anos 90 para animar o Centro; continua com o Fina Batucada, que tem bateria majoritariamente composta por mulheres, a partir das 8h, no Centro também; segue com a apresentação do clássico bloco infantil Sorvetada Gigantes da Lira, em Laranjeiras, às 11h; com o Folia Largo do Sapê em Bento Ribeiro, às 16h; a tradicional Liga de Blocos e Bandas da Zona Portuária, também no Centro, às 16h; e será finalizado a partir das 17h, com o Tá Chegando a Hora, em Pedra de Guaratiba, que volta a desfilar no dia 15 de fevereiro.
Domingo também tem megabloco, a partir das 7h. O Chá da Alice, inspirado no universo fantástico da obra “Alice no País das Maravilhas”, promete puxar os foliões pela Primeiro de Março. Quem comanda a festa este ano é a banda Babado Novo, liderada por Mari Antunes, com participações especiais de É o Tchan e Sambay. Depois, é hora do Bloco Okê, primeiro bloco de karaokê do Brasil, agitar as ruas do Flamengo, a partir das 14h. Às 16h é vez do Bloco Carnavalesco Xodó da Piedade finalizar o dia de eventos inaugurando a sua sequência de desfiles, que acontecerão sempre aos domingos, até o Carnaval.
A Riotur divulgou o plano operacional para o Carnaval de Rua 2025, que conta com programação oficial intensa, abrangendo 37 dias de folia e expectativa de reunir cerca de seis milhões de pessoas. Ao todo, são previstos 482 desfiles, com 685 blocos inscritos para as apresentações espalhadas por diversas regiões da cidade. O Centro será o palco de 128 desfiles, mas a folia também estará garantida na Zona Norte, Zona Oeste, Grande Tijuca, Ilhas, Jacarepaguá e na Zona Sul.
Leia também:
Atividade do comércio recuou 0,2% em fevereiro
Dados são da Serasa; segundo a Fecomércio-SP, entretanto, vendas do varejo paulista cresceram 9,3% em 2024 e atingiram recorde de R$ 1,4 trilhão
Etanol teve queda e gasolina, estabilidade na primeira quinzena do mês
Aumento da mistura dos dois deve impulsionar em 16% produção do biocombustível
Bancos terão que medir risco de desemprego para avançar no novo Consignado Privado
Score que cruza informações de duração média em ocupações anteriores e tendências econômicas desponta como diferencial competitivo
Renda de pessoas negras equivale a 58% da de brancas, mostra estudo
Análise é do Centro de Estudos e Dados sobre Desigualdades Raciais; 70,7% das mulheres pretas já sofreram racismo no trabalho
País perde o dobro da área de São Paulo em superfície de água
MapBiomas aponta uma redução de 2% deste território em um ano
Farmacêuticos poderão prescrever medicamentos, médicos protestam
Para a CFF, ‘Agora, a sociedade vai poder consultar quais farmacêuticos são prescritores diretamente no site do CFF, melhorando substancialmente a fiscalização e promovendo o melhor cuidado em saúde.’