Carnaval: mais de 1.700 mil veículos devem cruzar a Ponte Rio-Niterói

Rodoviária prevê mais de meio milhão de viajantes na data; vendas na data devem crescer cerca de 3,5%

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Vista aérea da Ponte Rio-Niterói (Foto: Antonio Shumacher/divulgação)
Vista aérea da Ponte Rio-Niterói (Foto: Antonio Shumacher/divulgação)

Entre os dias 26 (quarta) e 10 de março (segunda), a concessionária Ecoponte, que administra a Ponte Rio-Niterói, prevê um fluxo de mais de um milhão e 700 mil veículos, com espera do maior volume nos dias 26 (quarta), 27 (quinta) e 28 (sexta), entre 5h e 6h da manhã e das 14h às 18h, em todas as datas.

Já para o retorno, a expectativa de trânsito intenso na via fica para os dias 6 (quinta), 7 (sexta) e 10 (segunda), quando mais de 140 mil veículos serão esperados diariamente.

Já segundo a Rodoviária do Rio, entre os dias 27 de fevereiro e 10 de março, o terminal deve movimentar 500.404 viajantes entre embarques e desembarques. O número deve representar um aumento de 1,5% nas viagens de ônibus pela rodoviária em relação ao Carnaval de 2024. O dia com maior número de viagens será a próxima sexta-feira, com 32.867 embarques e 33.495 desembarques. Para atender esta demanda, as 39 empresas de ônibus que operam no terminal disponibilizaram uma frota de 16.485 veículos, incluindo 4.244 ônibus extras. Para incentivar as vendas antecipadas e oferecer maior comodidade a concessionária lançou uma promoção especial: 10% de desconto em todas as passagens adquiridas no site oficial até o dia 10 de março, utilizando o cupom Rio Folia.

“O Carnaval é um período importante para a cidade do Rio de Janeiro se destacar ainda mais como um dos maiores destinos turísticos do país. Este evento, que atrai milhões de visitantes, contribui significativamente para a economia local e impulsiona o turismo de forma expressiva. Estamos otimistas para receber mais de meio milhão de passageiros durante esse período, com uma infraestrutura e um atendimento dedicados à garantir o melhor receptivo de turistas que chegam de diversas regiões do Brasil. A Rodoviária do Rio está preparada para receber os passageiros com conforto, segurança e agilidade aos passageiros, reforçando a relevância desse modal para o sucesso da festa e o fortalecimento da cadeia turística da cidade”, destaca Roberta Faria, diretora geral da Rodoviária do Rio.

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Os principais destinos procurados por quem vai usar o ônibus para deixar o Rio nesse período são as cidades da Costa do Sol, Costa Verde, Serra Fluminense e interior do estado, além de cidades de São Paulo e Minas Gerais. O desembarque de turistas também será grande, com um fluxo de 250.606 passageiros vindos principalmente de Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo para passar o Carnaval no Rio de Janeiro. O número de viajantes chegando é maior do que o volume de quem sai da cidade.

Já pesquisa realizada pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj) revelou que, para 49,7% dos moradores da cidade, neste Carnaval, as refeições principais serão realizadas em casa, por conta do custo elevado de comer na rua. Outros 39,3% dos pesquisados devem optar por fazer parte da alimentação em casa e outra com lanches rápidos na rua. Apenas 11% afirmaram preferir comer na rua.

O levantamento mostrou que, além de se alimentar em casa, os 42,8% dos foliões querem fazer refeições mais leves, como salada e alguma proteína. Para 36,5%, o churrasco com carne, frango e linguiça será a opção principal. Cerca de 13,5% vão optar pela praticidade, com alimentos congelados e de fácil preparo. A feijoada só deve entrar no cardápio de 8,2% dos cariocas.

Quando o assunto é a bebida alcoólica, a cerveja é a escolha principal de 59,4% dos pesquisados. Seguido pelas bebidas destiladas (vodca, cachaça, entre outras) com 25,5%. Vinhos e espumante só entrarão nas compras de 15,1% dos foliões neste Carnaval. Quando questionados sobre quais bebidas não alcoólicas são a preferência da família, a liderança ficou com os refrigerantes (37,7%), seguido pela água (34,3%) e pelos sucos (28%).

Sobre a ida aos supermercados, para abastecer a despensa e se preparar para a folia, os cariocas estão divididos. Para 50,6% dos entrevistados, a visita ao supermercado deve ocorrer mais em cima da hora. Outros 49,4% já planejaram previamente suas compras de Carnaval.

Para Fábio Queiróz, presidente da Asserj, o Carnaval deste ano mostra que os cariocas estão atentos e que devem economizar realizando mais refeições em casa.

“Durante o Carnaval, mais foliões pretendem se alimentar em casa, impacto direto do valor mais elevado das refeições fora do lar. Vale destacar que os cariocas também estão mais conscientes e vão dar preferência para comidas mais leves, como saladas e proteínas, desbancando o churrasco e a feijoada, provavelmente impactados com o surto de calor que a cidade vem enfrentando”, finaliza o executivo.

O movimento nas lojas também tem aumentado e animado o comércio do Rio. Novo levantamento feito pelo Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-Rio) e pelo Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (Sindilojas-Rio), junto a 250 lojistas de diferentes áreas, indica otimismo e a expectativa de um incremento de 3,5% nas vendas até o fim do Carnaval, superando a projeção anterior de 2% apontada no fim de janeiro.

Além de fantasias, tecidos, adereços e acessórios carnavalescos, itens de vestuário leve e de praia, como bermudas, camisetas e biquínis, e de calçados, como sandálias e tênis, estão entre os produtos mais vendidos O preço médio das compras está em torno de R$ 150 e os clientes estão pagando com cartão de crédito seguido pelo Pix, dinheiro e cartão de débito. As lojas do Centro seguidas pelas das zonas Norte e Sul têm sido as mais procuradas pelos foliões.

De acordo com Aldo Gonçalves, presidente do CDL-Rio e do Sindilojas-Rio, as vendas relacionadas ao Carnaval vão contribuir significativamente para o resultado das vendas do mês de março.

“O lojista está animado. A grande quantidade de blocos e eventos e de turistas nacionais e estrangeiros na cidade estimula e movimenta o comércio. O Carnaval desempenha um papel estratégico no fortalecimento da economia do Rio de Janeiro, especialmente para o comércio de bens e serviços, que tem nesse período uma grande oportunidade de crescimento ao movimentar uma ampla cadeia produtiva que vai muito além dos dias de festa”, disse Aldo.

Além disso, o Sindilojas-Rio informa que a abertura das lojas ficará a critério dos comerciantes e shoppings, desta sexta (28.02) até a Quarta-feira de Cinzas (5.03), com exceção de terça-feira (4.03), quando só podem abrir os estabelecimentos comerciais situados em terminais rodoviários e ferroviários, estações do metrô, portos e aeroportos.

Na sexta-feira (28.02) e no sábado de Carnaval (1º.03), o comércio do Rio funcionará normalmente, assim como no domingo e na segunda-feira de Carnaval (2 e 3.03) e também na quarta-feira de cinzas (5.03), de acordo com as normas estabelecidas na CCT e a critério dos lojistas e dos shoppings.

Na terça-feira de Carnaval (4.03), feriado estadual no Rio de Janeiro, as lojas não podem abrir, porque a Convenção Coletiva de Trabalho não permite o trabalho do comerciário neste dia, com exceção dos estabelecimentos comerciais situados em terminais rodoviários e ferroviários, estações do metrô, portos e aeroportos, que, conforme o decreto federal 27.048/49, podem funcionar, observando-se as normas constantes da CCT.

O funcionamento das lojas do Rio no Carnaval é regulamentado pelas Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) firmadas entre o Sindilojas-Rio e o Sindicato dos Empregados do Comércio do Rio de Janeiro – SECRJ.

Para abrirem no domingo de Carnaval, os lojistas precisam ter o Termo de Adesão à Convenção Coletiva de Trabalho. Já as lojas que podem abrir na terça-feira de Carnaval devem solicitar ao Sindilojas-Rio o Termo de Autorização, lembrando que, neste dia, a jornada de trabalho será de, no máximo, 6 horas, com 15 minutos de intervalo.

Matéria atualizada às 12h55 para acrescentar dados da Rodoviária do Rio e do CDL-Rio

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