Carnaval: surpresa, expectativa e medo em torno da segurança

121
Desfile da Imperatriz Leopoldinense 2023 (foto divulgação Riotur)
Desfile da Imperatriz Leopoldinense 2023 (foto divulgação Riotur)

Usuários de redes sociais em todo o Brasil expressaram surpresa, medo e expectativa em torno do tema da segurança do Carnaval, já que a Prefeitura do Rio de Janeiro declarou uma emergência de saúde em resposta a um aumento de casos de dengue, isso apenas uma semana antes do início das festividades. Outro ponto sensível é o receio dos foliões serem assaltados.

No primeiro fim de semana de pré-carnaval na cidade de São Paulo, por exemplo, houve a prisão de 23 pessoas suspeitas de roubo e furto de celulares durante os cortejos de rua. Os números foram divulgados em balanço de operações da Secretaria de Segurança Pública de SP (SSP) nesta segunda-feira (5). Segundo dados da pasta, pelo menos 83 celulares e 146 cartões de banco foram apreendidos com os detidos.

No Instagram os usuários expressaram surpresa esmagadora, já no TikTok as emoções mais registradas foram o medo e a surpresa, enquanto a expectativa dominou no LinkedIn, de acordo com o último Relatório de Clima Emocional (ECR) da agência Latam Intersect PR, ferramenta que é uma espécie de ‘raio-x’ das emoções experimentadas nas plataformas digitais.

Os dados foram gerados pelo parceiro estratégico da agência, Delta Analytics BV, cuja tecnologia Associative HyperSearch™ analisou nove emoções principais expressas em torno do tema da conversa “Segurança do Carnaval” no Brasil, em seis das plataformas de mídia social mais populares na quarta-feira, 7 de fevereiro.

Espaço Publicitáriocnseg

Aqueles que comentaram sobre o tema segurança do Carnaval no Instagram expressaram 64% de surpresa, enquanto que os comentaristas do TikTok registraram 32% de medo e surpresa, cada. Os usuários do Facebook registraram uma divisão entre cinco emoções: expectativa, medo, tristeza, felicidade e surpresa, enquanto o Twitter e o YouTube registram a surpresa como emoção dominante.

“Como o ano passado foi o primeiro Carnaval oficialmente ‘normal’ desde a pandemia, os usuários de redes sociais no Brasil parecem ter sido pegos de surpresa enquanto o país é atingido por mais reveses”, comenta Roger Darashah, codiretor da Latam Intersect PR . “Resta saber até que ponto o aumento de casos de dengue e o medo dos roubos afetarão as festividades.”

“O que é fascinante sobre o ECR é que ele não é prescritivo – ele apenas ouve – mas também oferece aos analistas a oportunidade de se aprofundar para compreender as fontes e motivações por trás dessas emoções, e, como diferentes meios de comunicação, plataformas e tópicos de conversa influenciam como o público, e as notícias, comunicam seus sentimentos online”, conclui Roger.

“O que é fascinante sobre o ECR é que ele não é prescritivo, mas também oferece aos analistas a oportunidade de se aprofundar para compreender as fontes e motivações por trás dessas emoções, bem como diferentes meios de comunicação, plataformas e tópicos de conversa influenciam como o público e as notícias comunicam seus sentimentos online”, conclui Roger.

A Delta Analytics BV é especializada em otimização de empatia baseada em dados. A equipe de investigadores da DA BV trabalha na compreensão e aplicação do princípio da empatia – ver o mundo como os outros o veem (independentemente de concordar ou, mesmo, compreendê-los). Este trabalho envolve fonte de informações, pesquisa não condicional, bem como medição e comparação de fatores humanísticos como emoções associadas a diferentes questões, sem realmente influenciá-las.

A LatAm Intersect PR é uma empresa de relações públicas especializada em campanhas corporativas e de consumo para clientes em toda a região da América Latina. ‘Intersect’ refere-se ao nosso princípio central: num mundo de big data e automação, a capacidade de se conectar com as pessoas nos seus termos, de informá-las e persuadi-las de um ponto de vista específico através de relacionamentos, evidências e discussões é mais importante para as empresas do que nunca. A empresa ajuda os clientes a alavancar suas interseções com públicos que vão desde clientes e funcionários até parceiros de negócios e investidores em toda a região.

www.latamintersectpr.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui