26 C
Rio de Janeiro
quarta-feira, janeiro 20, 2021

Carolice

     
          Depois de ouvirem ad nauseam que a realização do segundo turno era uma forma de qualificar as eleições presidenciais, com o aprofundamento do debate sobre os programas dos candidatos, os brasileiros correm o risco de, por interesses eleitoreiros, passarem as quase quatro semanas até o dia 31 discutindo as implicações morais do aborto. E pensar que, desde a Constituição de 1891, o Brasil celebra a conquista de tornar-se um Estado laico.

Convertidos
Em tempo: os mesmo defensores de que segundo turno é sinônimo de mais e melhores debates sobre programas e idéias não mostravam o mesmo fervor pela tese quando o então candidato FH venceu as eleições de 1994 e 1998 no primeiro turno. Pelo visto, a conversão à tese é recente.

Mera ficção
A mentira pode ter perna curta, mas o boato, em tempos de Internet, corre velozmente. Já os desmentidos não têm a mesma sorte. Pouco antes das eleições, o pastor Manoel Ferreira, presidente nacional das Assembléias de Deus, divulgou carta em que dizia que em “momento algum a afirmação ‘nem Cristo impede …’ saiu dos lábios da senhora Dilma Rousseff, sendo portanto mera ficção e sórdida mentira”. Relatou também que, na presença de mais de 3 mil pastores de todo o Brasil, foi firmado um compromisso público de que todos os temas que envolvam conceitos de fé e princípios religiosos serão sempre de iniciativa do Legislativo, “sendo esta candidatura (de Dilma) a única a se comprometer de forma expressa e pública com estes princípios”. Por fim, reiterou apoio à candidata.

Fim de festa
Três dias após as eleições, garis recolheram mais de quatro toneladas de propaganda em Cabo Frio, maior colégio eleitoral da Região dos Lagos fluminense. Já em Itaboraí, sede do futuro Complexo Petroquìmico do Rio de Janeiro, foram retiradas cerca de 12 toneladas de lixo – quase quatro vezes a mais em comparação à média em dias de semana. Estima-se que o volume de propaganda recolhido seja duas vezes maior que em 2006.

Bloqueio ‘high tech’
A empresa World-Check lançou programa de computador para ajudar seus clientes a identificar organizações que podem ter alguma relação ou interesse comercial com o Irã. O objetivo é fazer cumprir o bloqueio comandado pelos Estados Unidos contra o país do Oriente. Empresas que continuem a se envolver com o Irã podem estar sujeitas a penalidades civis e financeiras, mesmo se não tiverem presença local.

Unidos para sempre
Cerca de dez casamentos por mês são feitos entre casais cristãos que procuram um parceiro através do site AmorEmCristo.Com, portal religioso de relacionamento que completa sete anos e reúne aproximadamente 1 milhão de cadastrados. Quem acredita no cupido eletrônico, saiba que 60% dos novos cadastros são feitos por mulheres e a maioria na segunda-feira. Os responsáveis pelo site garantem que a principal garantia de aproximação entre as partes é a veracidade dos dados apresentados por cada um.

Bomba, bomba
Ainda que não exista terrorismo no Brasil, o país deve estar preparado nas Olimpíadas de 2016, pois os Jogos Olímpicos são alvo de terroristas. O alerta foi feito pelo especialista norte-americano em segurança turística Peter Tarlow, que esteve no Brasil para dar palestras sobre o tema. Ele lembrou 1972 (em Munique, quando onze membros da delegação israelense foram mortos) e 1996 (em Atlanta, onde uma bomba no Centennial Park matou duas pessoas). “O Brasil seria apenas o lugar (de um ato terrorista), não o alvo.” Em Salt Lake City, onde Tarlow trabalhou em 2002, as forças de segurança encontraram três bombas, que não foram detonadas. A segurança deve ser ainda mais reforçada em símbolos da cidade, como por exemplo o Corcovado, ou a Praia de Copacabana, recomenda.

Só para a diretoria
A indexação acabou, mas a Bandeirante Energia, controlada pela Energias do Brasil, foi autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a aplicar reajuste médio de 7,91% em suas tarifas.
     
     

Artigo anteriorO petróleo é nosso
Próximo artigoSem luz
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

É hora de radicalizar

Oposição prioriza impeachment, mas sabe aonde quer chegar?.

Soja ameaça futuro do Porto do Açu

Opção por commodities sobrecarrega infraestrutura do país.

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Exportações de suco de laranja recuam 23% entre julho e dezembro

Safra menor e estoques mais elevados estão entre as principais razões para a baixa.

Os desafios para Joe Biden nos EUA

Avanço da Covid-19 pode fazer com que democrata e equipe tenham que apagar alguns incêndios no começo do mandato.

Mercados sobem em véspera do Copom

Campos Neto, presidente do BC, participa da primeira sessão da reunião do Copom.

Mercados locais sobem seguindo Bolsas mundiais

Dia amanhece com tendência de alta para o mercado interno, seguindo NY na volta do feriado.

Contra tudo temos vacina

Dia promete ser de mais recuperação da Bovespa, dólar fraco e juros em queda.