Um dos assuntos mais comentados no setor automotivo é, sem dúvida, o excelente momento dos carros elétricos no Brasil. Tanto é que este ano já é conhecido como a Era da Eletromobilidade.
Essa alta, que já é sentida no país, é comprovada através da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), que registrou somente em janeiro deste ano 12.026 veículos emplacados, representando quase o triplo, ou 167% acima do mesmo mês do ano passado (4.503).
Ainda seguindo os dados que confirmam o crescimento no setor de veículos 100% elétricos e híbridos elétricos, registrou-se somente em fevereiro deste ano um aumento de mais de 34% para cada segmento.
Se por um lado a venda dos veículos elétricos cresce, outro fenômeno vem acompanhando essa onda: a aquisição deles no formato por assinatura. Uma excelente opção para quem quer testar antes de comprar ou adquirir sem precisar comprar, até porque, com o domínio das marcas novas, como as chinesas, o cliente prefere assinar ao comprar, até para acompanhar o histórico de vendas e adquirir futuramente um na modalidade de compra.
O grande interesse que explica essa alta demanda pela aquisição de um carro elétrico por assinatura é principalmente o custo-benefício. Pois incluído no pacote mensal desses carros, que possuem assinaturas com valores bem atrativos, estão: seguro, cobranças de IPVA, manutenção e documentação, além do consumidor não se preocupar com a depreciação do veículo.
Um atrativo e tanto, pois a compra de um carro elétrico pode custar de R$120 mil a mais de R$150 mil, fora outras despesas inerentes à compra de um carro. No entanto, há outros benefícios também em ter um carro elétrico que são bem estimulantes, como: é um tipo de veículo menos poluidor, já que esses carros operam com uma matriz energética mais limpa, reduzindo em até 30% dos gases poluentes se comparado aos veículos que funcionam com motores a combustão.
Possuem mais de 90% de eficiência, um número que impressiona e que supera com larga vantagem os veículos tradicionais. São silenciosos, o sonho de consumo de qualquer motorista, isso porque com a falta da queima do combustível, os motores elétricos acabam funcionando silenciosamente, trazendo aquela sensação de conforto acústico.
Dentre todos esses benefícios citados, é preciso destacar um fator importante: economia com combustível. O custo do quilômetro rodado de um carro elétrico consegue ser cerca de 65% menor. Além também dos incentivos fiscais, com isenção ou redução de custos tributários oferecidos por alguns Estados do Brasil para incentivar a aquisição de carros elétricos.
Em São Paulo, por exemplo, os carros elétricos e híbridos são livres do rodízio de carros por serem menos poluentes.
O mercado dos carros elétricos no Brasil está aquecido e tem um futuro promissor pela frente, pois agregam o fator custo-benefício, sustentabilidade e impressionam por fatores mais prós do que contras, não sendo uma moda passageira, mas um novo perfil de consumo dos motoristas do país.
Alan Lewkowicz é formado em Administração de Empresas pela ESPM.