Carta de apresentação: o que é e dicas para fazer uma

639
Currículo
Currículo

Os processos de contratação estão cada vez mais concorridos, então cada detalhe pode fazer a diferença e garantir a você, ou não, a vaga desejada. E um desses diferenciais, bastante valorizado por alguns recrutadores, é a carta de apresentação. Mas, se você nunca ouviu falar desse documento, não se preocupe: que hoje vamos discorrer sobre esse assunto e dar algumas dicas para construir uma carta de apresentação nota 10.

 

O que é a carta de apresentação?

Ao contrário do que muita gente pensa, a carta de apresentação não substitui o currículo, ela é apenas um complemento do CV e nela deve conter informações complementares. Ou seja: você deve usar esse documento para apresentar ao recrutador as suas principais características e qualidades.

Espaço Publicitáriocnseg

Ela é um grande diferencial e deve deixar uma boa impressão em quem está lendo. Lembre-se que a pessoa que vai analisar deve se sentir interessada em ler o seu currículo completo.

Ou seja, dentro de uma pilha de currículos, o recrutador deve ver em sua carta de apresentação informações concisas e curtas que despertem o interesse para chama-lo até o processo seletivo.

 

Qual a estrutura da carta de apresentação?

Agora que já sabemos o que é esse documento vamos então ver algumas dicas para construir uma boa carta de apresentação.

 

1 – Grau de formalidade

Sobre o grau de formalidade que deve ser usado nesse documento vai depender do perfil da empresa em que você está se candidatando. O bom senso é essencial para não errar nessa hora. Se é uma empresa superséria de advocacia, por exemplo, é claro que vai ser necessário um grau de formalidade maior do que uma vaga para vendas no varejo, em que o perfil do candidato deve ser menos formal, por lidar diretamente com público popular.

Mas lembre-se que estamos falando de grau de formalidade apenas, as gírias e abreviações devem ser evitadas independente da formalidade exigida.

 

2 – Conheça a empresa

Um fator importantíssimo na hora de escrever a sua carta de apresentação é conhecer bem a empresa e o cargo para o qual você está se candidatando. Isso vai ajuda-lo a destacar as qualidades mais relevantes para a vaga em questão.

Uma vez que você conheça a empresa use isso para tirar vantagem, indique o porquê se interessa pela marca e o que o motivou a buscar uma vaga na mesma, isso pode ser bastante convincente para o recrutador, aproveite.

 

3 – Cuidado com o tamanho

A carta de apresentação deve ser objetiva, clara e sucinta. Não caia no erro de cansar o recrutador com esse documento, porque, senão, ele nem vai ler o currículo. O ideal é que esse documento tenha apenas uma página e seja realmente uma prévia do seu CV, evite repetir as mesmas informações nos dois arquivos.

Foque em destacar os seus pontos fortes e todo o diferencial que você pode agregar à empresa.

 

4 – Não copie

Hoje em dia existem vários modelos genéricos de carta de apresentação na internet que pode ser usado para qualquer cargo. Mas, se você busca realmente conseguir o emprego evite esse CTRL+C e CTRL+V, pois ele pode ser seu maior inimigo nesse processo. Lembre-se que, se você tirou da internet algum outro candidato pode ter tido a mesma ideia e isso é um tiro no pé, pois os recrutadores estão acostumados a ver isso frequentemente.

Então, preze pela autenticidade, escreva com suas próprias palavras, seja sucinto, breve e direto e, claro, não minta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui