Cartão de crédito é o meio de pagamento mais usado no país

732
Carteira com cartões de crédito (Foto; Wilson Dias/ABr)
Carteira com cartões de crédito (Foto; Wilson Dias/ABr)

Pesquisa realizada pela Trigg com 5.376 pessoas, entre os dias 11 e 18 de abril, mostra que para 69% dos entrevistados, a principal forma de pagamento tem sido o cartão de crédito, seguido pelo PIX, com 21% e o cartão de débito, com 2%. 82% das pessoas, inclusive, diz ter notado um uso maior do cartão de crédito comparado a 2021.

“Temos observado que as pessoas têm usado mais o crédito para compras de rotina, como no supermercado, restaurante, farmácias, mercearias. Até então o cartão era o preferido para compras de maior valor agregado e, agora, passou a ser o principal meio de pagamento do brasileiro. Hoje é possível entender como a democratização do crédito tem sido importante na vida da população”, comenta o CEO da Trigg, Wellington Alves.

Já estudo do C6 Bank aponta que os últimos dados sobre o PIX divulgados pelo Banco Central mostram que o valor total transacionado em março de 2022 teve a maior a maior variação percentual em 12 meses, com aumento de 21%. Apesar da popularidade do PIX entre pessoas físicas, o crescimento foi fortemente impulsionado pelas transações feitas e recebidas por empresas.

Enquanto o valor transacionado entre pessoas físicas, chamado de P2P, cresceu 14,5% entre fevereiro e março, o aumento foi de 21% nas transações de pessoas para empresas (P2B) e de 33% de empresas para empresas (B2B) no mesmo período.

Espaço Publicitáriocnseg

Obrigatoriamente gratuitas para pessoas físicas, as transações via PIX podem ter taxas de 1,45% para pessoas jurídicas, uma vez que o Banco Central permite que instituições financeiras cobrem os clientes PJ pelo uso do sistema de pagamentos.

Leia também:

Futuro de pagamentos digitais no Brasil e na América Latina

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui