Em 2020, a carteira consolidada de clientes de planos de saúde coletivos por adesão da Qualicorp S/A (B3: QUAL3) apresentou crescimento de 23% na comparação com o ano anterior, atingindo 1,6 milhão de beneficiários. No segmento Médico-Hospitalar, o core business da companhia, a carteira cresceu 8,3% no ano passado, chegando a quase 1,2 milhão de clientes.
Os resultados financeiros anunciados marcam o fechamento do primeiro balanço anual da nova administração da companhia. A receita líquida atingiu mais de R$ 2 bilhões em 2020, o que representou um crescimento de 1,2% na comparação com 2019. O Ebitda ajustado encerrou o ano em R$ 938,9 milhões, ante o de R$ 964,3 milhões de 2019. Já o resultado líquido no período ficou em R$ 392,1 milhões, um crescimento de 5,3% sobre o ano anterior.
“A Quali mostrou resultados sólidos em 2020 em meio à pandemia do coronavírus e seus efeitos na economia e sociedade brasileira, o que demonstra o acerto da nossa estratégia de crescimento por meio da inovação e diversificação de portfólio e do movimento de regionalização da atuação e aquisição de carteiras”, afirma o CEO da Quali, Bruno Blatt.
Em 2020, a companhia lançou mais de 20 produtos e parcerias no mercado, com o objetivo de oferecer as melhores alternativas de acesso à saúde privada de qualidade. Com os parceiros, a Quali inovou ao ampliar o leque de benefícios acoplados ao plano de saúde, tais como os planos de saúde familiares com descontos para mais de um dependente, serviços de atendimento por meio de telemedicina e planos odontológicos.
Ao longo do ano passado, a Quali firmou importantes parcerias com diversas operadoras, entre as quais a Assim Saúde (RJ), Paraná Clínicas (PR), Grupo NotreDame Intermédica (GNDI), Centro Clínico Gaúcho (RS e SC) e mais de dez Unimeds em todo o País. A expansão via M&A também foi significativa, e a Companhia adicionou mais de 100 mil vidas e mais de 20 novas operadoras ao seu portfólio com as aquisições da Plural/Oxcorp, Health Adm e Clube Care.
Novo jeito
Focada em um processo de transformação, iniciado desde o fim de 2019, sem precedentes na história da companhia, a nova administração vem acelerando a implementação de iniciativas da nova cultura organizacional, conhecida como #NovoJeitoQualideSer. A empresa pôs em prática a metodologia ágil de desenvolvimento de projetos, permitindo a atuação em várias frentes de trabalho, simultaneamente, com inovação e tecnologia.
A Quali também tem intensificado as iniciativas de inteligência no uso de dados para melhora na jornada de experiência do beneficiário. Prova disso foi a redução dos cancelamentos, cuja queda foi de 16,5% em 2020, representando um indicador de 32,3% da carteira. Em 2019, o índice havia ficado em 38,6%, mostrando uma melhora na retenção de Clientes.
Além disso, a Quali reforçou seu time de gestão, compliance e governança corporativa. Houve promoções de executivos e contratações de profissionais de mercado a fim de fortalecer a alta liderança em áreas-chave. Como exemplo, foram criadas novas diretorias e superintendências de Operações, Atendimento, Comercial, Marketing & Comunicação, Experiência do Consumidor, M&A, Gente & Cultura, Relações com Investidores e Auditoria, Riscos & Compliance.
Aliado ao processo de qualificação e reforço da nova administração, a Quali segue apostando na diversidade. Do total de funcionários no fim de 2020, as mulheres ocupavam 70% dos cargos gerais e 55% dos cargos de liderança, negros ou pardos representavam 27% do quadro total e os PCDs somavam 100 profissionais, o dobro do ano anterior. Esse ambiente aberto e acolhedor é demonstrado por pesquisas internas indicando que 98% dos colaboradores se sentiam confortáveis na companhia, independentemente de sua orientação sexual.
Leia também:
Glossário do Seguro da CNseg é o endereço de informação qualificada