Presidente da CPI criada para investigar denúncias contra o 9º Cartório de Registro Geral de Imóveis, relativas a documentos dos imóveis situados na Barra da Tijuca (Zona Oeste do Rio de Janeiro), o deputado Paulo Ramos (PDT) alertou que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) corre o risco de perder a propriedade do terreno comprado na Barra. “A CBF fez questão de dizer que tinha certeza da titularidade da propriedade, e nós estamos verificando que, na verdade, o terreno é uma área pública. Então, diante das provas colhidas, talvez tenhamos a necessidade de ouvi-los novamente”, frisou o pedetista.
A área teria, de forma irregular, sido registrada, pelo 9º Ofício, em nome de Pasquale Mauro, que vendeu a área à CBF. Pasquale Mauro teve seu sigilo bancário e fiscal quebrado pela CPI, nesta quarta.
Retrocesso
A Associação Nacional de Jornais (ANJ) considera um retrocesso a possibilidade de o projeto de lei que regulamenta o direito de acesso a informações públicas ser aprovado pelo Congresso com disposição que permite o sigilo eterno para documentos oficiais. Para a ANJ, o projeto deve ser aprovado no Senado tal como o foi na Câmara, em respeito ao amplo desejo de transparência da sociedade brasileira.
Dilma tucanou?
Se a longa carta da presidente Dilma em referência aos 80 anos do ex-presidente FH fosse limitada à ordem da urbanidade e dos cumprimentos protocolares ao aniversariante não haveria porque terceiros fazerem reparos. No entanto, para sustentar exageros, como apontar o octogenário tucano como exemplo de homem de diálogo respeitoso e construtivo, exige abstrair a recorrente tentativa de FH de desqualificar a oposição durante seus oito anos de governo, recorrendo, inclusive, a epítetos agressivos, como “vagabundos”, neobobos”, “corvos” “caipiras” e “dinossauros”.
Já, ao apontar o tucano-mor como responsável pela “estabilidade econômica”, Dilma, não só, plagiando FH, esquece tudo que falou sobre as políticas recessivas que mantiveram o Brasil marcando passo, como, mais grave: carimba o projeto político que a levou ao poder como mero continuísmo da interminável e impopular administração tucana, noves fora, algumas pitadas de preocupação social. E tal tipo de declaração tem implicações muito mais graves que salamaleques protocolares entre ex e atuais ocupantes do poder.
Marisa vai às compras
As Lojas Marisa serão a nova âncora da rodada de negócios do programa Compra Rio, iniciativa da Secretaria fluminense de Desenvolvimento Econômico. Poderão participar, na rodada marcada para 6 de julho, na Firjan, fornecedores de moda feminina, masculina, infanto-juvenil, moda praia, moda íntima, além de bolsas, cintos, carteiras e bijuterias. As inscrições podem ser feitas até dia 28 pelo portal www.desenvolvimento.rj.gov.br
Carro elétrico
Apesar de a maior parte da energia elétrica produzida no Brasil ser de fonte renovável, o setor de transportes utiliza só 0,2% de energia elétrica. As emissões de poluentes atmosféricos nos seis maiores centros urbanos custam pelo menos R$ 2,3 bilhões por ano em decorrência de mortes, tratamento de enfermidades, ausências ao trabalho etc. O carro elétrico carece de legislação específica: IPI, ICMS, PIS e Cofins são idênticos aos de veículos poluidores a combustão; o IPVA pode chegar aos mesmos 4%, dependendo do estado.
As vantagens do veículo elétrico estarão em debate dia 20 próximo, no encontro Veículo Elétrico e Políticas Públicas. Destaque para a presença de Robert Stüssi, presidente da Associação Portuguesa do Veículo Elétrico e ex-presidente das Associações Mundial e Européia do Veículo Elétrico. Também estarão presentes o reitor da Uerj, Ricardo Vieiralves, os professores da Universidade José Marcos Domingues e Luiz Artur Pecorelli Peres, e o presidente do conselho diretor da Associação Brasileira do Veículo Elétrico, Jayme Buarque de Hollanda. O evento será na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro.
Download
Embora, segundo o Projeto Inter-Meios, em 2010, a publicidade na Internet brasileira tenha ultrapassado a faixa de R$ 1 bilhão, 28% mais sobre o ano anterior, o portal iG demitiu 30 profissionais segunda-feira.