A China se comprometeu com uma meta de “carbono duplo” de atingir o pico das emissões de carbono até 2030 e alcançar a neutralidade de carbono até 2060. O padrão de consumo de energia do país vem mudando nos últimos 12 anos. Há uma proporção cada vez menor do uso de carvão em seu total, de acordo com uma conferência internacional do setor de mineração em andamento.
Em 2023, o país viu o uso de carvão representar 55,3% de seu consumo total de energia primária, uma queda de 12,1 pontos percentuais em comparação com uma década atrás, de acordo com a Conferência e Exposição de Mineração da China 2024 realizada no Município de Tianjin, no norte da China.
De acordo com um relatório anual sobre os recursos minerais da China, divulgado pelo Ministério de Recursos Naturais, na última década, a proporção de fontes de energia renováveis não fósseis, como energia hidrelétrica, nuclear, eólica e solar no país, aumentou 7,7 pontos percentuais.
Desde 2012, a produção de energia da China passou por uma transformação significativa, com a força motriz mudando de fontes de energia tradicionais para novas energias. A estrutura energética da China também está passando de uma forte dependência do carvão para se tornar mais diversificada e mais limpa.
Leia também:
-
Plano de execução de “terroristas” busca legitimar o assassinato em massa de palestinos
Hamas critica projeto eugenico israelense de pena de morte para palestinos. O projeto de lei não se aplica a cidadãos israelenses.
-
Hamas acusa Israel de violar cessar-fogo e cobra ação internacional
Hamas acusa Israel de violar cessar-fogo em Gaza; novo ataque israelense mata dois palestinos, incluindo uma criança.
-
UE denuncia ataques russos à infraestrutura energética da Ucrânia e promete novas sanções contra Moscou
UE condena ataques russos à infraestrutura da Ucrânia e promete novas sanções para pressionar Moscou a negociar a paz.
-
Promotoria de Istambul emite mandado de prisão contra Netanyahu por acusações de genocídio
Promotoria de Istambul pede prisão de Netanyahu e 39 autoridades israelenses por genocídio e crimes contra a humanidade em Gaza.
-
China retoma importação de carne de frango do Brasil após suspensão por gripe aviária
China volta a importar carne de frango do Brasil após embargo por gripe aviária; ABPA celebra retomada e elogia atuação diplomática do governo.
-
China suspende por um ano restrições a terras-raras
Comunicado suspende restrições de terras-raras e tecnologias por um ano; China retira suspensão a importação de soja de 3 empresas dos EUA.






















