O cancelamento, por motivo de doença, da palestra do ex-presidente FH num ciclo sobre a era Vargas promovido por um “jornalão” do Rio reforçou nos mais supersticiosos o sentimento da vingança do além. Depois de fazer o país regredir na direção da República Velha – aquela não qual até a manteiga era importada da Holanda – FH se atrever a fazer um balanço da Era Vargas a que se propôs desmontar era demais.
Moore no sapato
O comando da campanha de Bush tem bons motivos para se preocupar com o sucesso do novo filme Michael Moore nos Estados Unidos. Segundo pesquisa do Instituto Gallup, 8% dos norte-americanos adultos já assistiram a Fahrenheit 9/11, 18% planejam vê-lo nos cinemas e 30% em vídeo. Além disso, embora apenas 4% dos eleitores republicanos tenham assistido ao filme, um terço deles pretende vê-lo. Entre os que viram, 12% têm uma visão favorável ao documentário. Entre os democratas, 10% já assistiram ao documentário e 61% pretendem fazê-lo; entre os já viram o filme, dois terços gostaram.
O filme está em cartaz em cerca de 2 mil salas dos EUA e o lançamento em vídeo deve ocorrer poucas semanas antes das eleições.
Exterminador
Não é apenas com as críticas ferinas que Bush tem de se preocupar. Nos três primeiros anos de sua administração, o ritmo de demissões foi o segundo maior nos últimos 23 anos, de acordo com relatório do próprio governo norte-americano. Segundo a pesquisa, as demissões atingiram 8,7% dos trabalhadores adultos, ou 11,4 milhões de homens e mulheres de 20 anos ou mais. O valor é apenas 0,3 ponto percentual menor que os 9% do período 1981-1983, que incluiu a maior contração da economia americana desde a Grande Depressão, nos anos 30. Com o país em recessão ou baixo crescimento, três milhões de empregos foram eliminados nos EUA entre 2001 a 2003.
Especial
A Assembléia Legislativa do Rio aprovou, em primeira discussão, projeto de lei do deputado Otavio Leite (PSDB) que cria o Programa de Atendimento Especial à Pessoa com Deficiência. Pela proposta, os servidores estaduais que lidam diretamente com o público deverão receber treinamento específico, para atender adequadamente pessoas com deficiência. O deputado sugere, por exemplo, que os órgãos estaduais disponham de intérpretes para a língua brasileira de sinais (libras) e de servidores aptos à leitura em sistema braile.
Praga
Depois de aprender o que é spam, worm e cavalo de tróia, o internauta se depara com mais um neologismo: phishing, definido como um ato ilegal de enviar e-mails para os usuários sob identidade falsa, para tentar obter informações confidenciais. De acordo com pesquisa on line realizada pela Gartner junto a 5 mil adultos nos Estados Unidos, 41% receberam, ou acham que receberam, ataques de phishing por e-mail; 76% desses ataques ocorreram nos seis meses anteriores (até abril de 2004); 92% nos 12 meses que antecederam a pesquisa.