O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, afirmou ontem que a atuação conjunta de forças de segurança federais, em apoio às polícias estaduais, não tem prazo para acabar. Castro reuniu-se no fim da tarde com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, em Brasília, para alinhar detalhes do plano operacional das ações de enfrentamento ao crime organizado.
O envio de cerca de 300 agentes da Força Nacional de Segurança foi autorizado por Dino, a pedido do governador, e inclui o envio de outros 270 homens da Polícia Rodoviária Federal. Além disso, estão sendo enviadas 50 viaturas, 22 carros blindados, um helicóptero e um veículo de resgate. O ponto inicial da “ação integrada” será uma ação conjunta no Complexo da Maré, mas que deve se expandir ao longo dos meses.
“Vai ser enquanto for necessário. O que nós imaginamos é, a partir da Maré, começar que esse processo de investigação vá se irradiando para outras áreas. A Maré é o ponto de partida, mas não é o fim” disse Castro, em entrevista a jornalistas após a reunião no Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O governador também destacou que o trabalho envolverá prioritariamente ações de inteligência, focadas em desestruturar as ações do crime organizado e assegurar a prisão de lideranças.
“Que a gente possa, sobretudo, prender lideranças, fazer uma desestruturação deles e fazer uma asfixia financeira nessas organizações criminosas, sejam elas milícias, narcomilícias, facção A, B ou C”, acrescentou.
Ainda segundo o governador, um dos focos de atuação será no enfrentamento às chamadas “narcomilícias” que são as associações entre organizações que atuam no tráfico e as milícias – grupos paramilitares que dominam territórios no estado do Rio de Janeiro.
“A força-tarefa estadual funcionou muito bem e provocou um enfraquecimento claro, nítido nelas. E aí o tráfico começou a tentar conquistar as áreas de milícia e, em alguns locais, eles acabaram se unindo, fazendo com o que a gente chama hoje de narcomilícias, que é a união entre o tráfico e as milícias. Com certeza é preocupante, a gente vem combatendo isso e, dando certo a operação na Maré, como eu disse, a gente vai irradiar para outras comunidades”.
Agência Brasil
Leia também:
Maria e João, no Teatro Cesgranrio
Entre 28 de junho e 27 de julho
Estação NET Botafogo exibe filme sobre João Pinheiro Neto e a Reforma Agrária
Debate com a participação do ex-presidente da UNE (1969-1971) e do ambientalista Jean Marc von Der Weid
Festa junina: chocolate, mandioca e leite condensado pesam mais no bolso
Dados são da UVA; já levantamento da ACSP aponta que produtos como quentão e vinho chegam a ter quase 50% do preço composto por impostos
Na falta d’água, concessionária pode ter que ressarcir consumidor
Medida altera lei que prevê que concessionária deve se responsabilizar por atendimento a pedidos de carros-pipa efetuados por consumidores
Corpus Christi, na igrejinha dos Mercadores
rezada, em Latim, com a pregação e leituras em português pelo padre Victor Hugo Nascimento
Projeto proíbe venda de bolsas de transporte para entregadores de delivery
Proposta também permite ao entregador possuir cadastro e vínculo em mais de uma plataforma para a execução do trabalho de entrega