Causa e efeito

113

As medidas adotadas pelo governo contra a especulação nos mercados futuros de câmbio podem ser insuficientes, mas parecem ter atingido o alvo. Só isto pode explicar a avalanche de análises e matérias feitas pelos “insuspeitos” economistas “de mercado” contra a taxação via IOF. Mobilizada foi também a mídia britânica com fortes laços com a banca. O maior defeito da medida, porém, é que corresponde a enxugar gelo enquanto os juros estiverem no patamar em que se encontram.

Dois flancos
“O fraco desempenho da indústria, que já pode ser observado desde abril do ano passado, se deve à forte perda de sua competitividade – consequência do real valorizado e do alto custo de se produzir no país – e também, nos últimos meses, ao menor ritmo da economia brasileira imposto pelas medidas governamentais que visam a conter o consumo interno e, consequentemente, a inflação.” A análise é do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi) sobre os dados divulgados pelo IBGE, que mostram contração da produção industrial em junho na comparação com maio, na série com ajuste sazonal.

Generalizado
Segundo o Iedi, o desempenho negativo da indústria é generalizado. No setor de bens de consumo semiduráveis e não duráveis, a produção caiu 2,4%; no de bens de capital, 1,9%; no de bens intermediários, 1,6%; e no de bens duráveis, 0,5%. E mais: em 20 das 27 atividades industriais pesquisadas pelo IBGE houve recuo da produção na passagem de maio para junho.

De 10% para 3%
A taxa anualizada também apresenta forte desaceleração: de 9,4%, em janeiro de 2011, para 3,7%, em junho. “Nesse ritmo, a indústria poderá fechar o ano de 2011 com crescimento abaixo de 3%, o que significaria um recuo muito grande em comparação ao resultado de 2010, quando ela cresceu 10,5%”, finaliza o Instituto.

Espaço Publicitáriocnseg

Investimentos na HP
O Cenofisco realiza curso sobre Análise e Viabilidade de Projetos de Investimentos com o Uso da HP 12C. Informações e inscrições: (11) 2158 8610 e [email protected]

Lançamento – 1
Na sexta-feira, o drama dos 33 mineiros que ficaram soterrados no Chile completa um ano. Prestes a virar filme em Hollywood pelas mãos do produtor Mike Medavoy (O cisne negro), a história de sobrevivência chega às livrarias pela Editora Nova Fronteira. Baseado em mais de 75 entrevistas exclusivas, o livro Os 33: A milagrosa sobrevivência e o dramático resgate dos mineiros no Chile conta detalhes dos bastidores da operação que comoveu o mundo.

Lançamento – 2
O livro Os 8 Ps do Marketing Digital – O Guia Estratégico de Marketing Digital (Novatec Editora, 904 páginas, R$ 139), do professor da ESPM Conrado Adolpho, será lançado na sexta-feira, às 19 horas, na FNAC da Avenida Paulista. A obra aborda mais de 100 casos sobre o tema.

Justo
Contribuir para o aperfeiçoamento do sistema fiscal de forma a transformá-lo em um instrumento capaz de reduzir as desigualdades sociais é o que promete o Instituto Justiça Fiscal, que será fundado no próximo dia 8 de agosto, em Porto Alegre, com a presença do presidente do IPEA, Márcio Pochmann.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui