Os mercados iniciaram esta terça-feira com as atenções direcionadas para o IPCA de maio, uma vez que este é o indicador mais relevante do dia, dada a agenda econômica global mais enxuta. No entanto, também são esperados as falas de alguns dirigentes do Banco Central Europeu (BCE), os dados de inflação na China e o relatório mensal da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).
Com o sentimento de maior aversão ao risco observado nos mercados globais, é possível que os ativos locais também sejam pressionados nesta sessão, uma vez que o cenário ainda conta com o sinal negativo no petróleo e no minério de ferro. No câmbio, o dólar ganha força ante maior parte das moedas, o que pode manter o real com viés de baixa.
Os índices futuros acionistas de Nova Iorque mostram queda nesta manhã, revelando a possibilidade de baixa nos mercados à vista. Na Europa, o pessimismo também predomina entre as principais Bolsas do continente, que recuam. Por fim, na Ásia, as Bolsas fecharam sem direção única nesta terça-feira.
No dia de ontem, o contrato futuro de dólar fechou novamente no positivo, após uma abertura já em gap de alta. Com isso a moeda americana segue operando acima das médias de preços de fechamento dos últimos 20 e 200 dias.
.
Travelex Bank
Leia também:
Monitor do PIB vê expansão de 0,6% na atividade econômica
Segundo a FGV, consumo das famílias subiu 5,7% no trimestre móvel fechado em novembro
Alta dos juros pode rebaixar rating de empresas brasileiras
Fitch vê tendência fortemente negativa para o rating das empresas no Brasil com elevação dos juros feita pelo BC.
Instituto Empresa manifesta preocupação com fusão entre Gol e Azul
Caso a união se concretize, a nova empresa concentrará 60% do mercado aéreo no país
Azul e Gol assinam acordo para avaliar fusão entre as aéreas
Conversas avançarão a partir de abril, após reestruturação da Gol; caso a união se concretize, nova empresa concentrará 60% do mercado aéreo no país
Atividade econômica cresceu 0,1% em novembro, diz BC
Na série sem ajuste, o IBC-Br teve expansão de 5,5% no trimestre até novembro, frente ao mesmo período de 2023
Publicada MP que proíbe cobrança diferenciada por transações em Pix
Governo considera prática abusiva; infrator pode ser punido; Procon-SP orienta consumidores a denunciar extra