Foto tirada em 9 set, 2020 mostra a vista dos arranha-céus do Distrito Financeiro Central (CBD, sigla em inglês) em Beijing, capital da China. (Xinhua/Chen Zhonghao)
Beijing, 23 mar (Xinhua) — A Comissão Reguladora de Bancos e Seguros da China (CBIRC, sigla em inglês), aprovou o estabelecimento de uma nova empresa de seguros de pensão no país, informou Xinhua Finance, citando o comunicado divulgado pela reguladora chinesa nesta terça-feira.
A seguradora, como a décima seguradora de pensão aprovada para operar os negócios, foi conjuntamente estabelecida por 17 empresas, incluindo as principais instituições bancárias, de seguros e de valores mobiliários do setor.
Entre os participantes, há 10 subsidiárias de gestão de patrimônio de bancos. A seguradora de pensão recém-aprovada possui um capital registrado de 11,15 bilhões de yuans, superando em muito os dados comparáveis dos seus pares.
Tabela: Cinco maiores acionistas da recém-aprovada seguradora de pensão
Fonte: CBIRC
A Securities Daily informou que, é esperado que a abertura da nova empresa de seguros de pensões estimule a inovação no setor de seguros de pensões profissionais, útil para enriquecer os produtos e os serviços relacionados e revigorar o mercado de pensões do terceiro pilar, isto é, o mercado de pensões pessoais orientado para o mercado na China.
O jornal cita especialistas dizendo que os produtos de empresas de seguro de pensão existentes na China não são relativamente ricos o suficiente, e a sua cobertura insuficiente de clientes é difícil de satisfazer a demanda diversificada dos clientes.
Conforme informa o comunicado do CBIRC, a nova seguradora de pensão está autorizada para fornecer serviços de anuidade, seguro de vida, seguro de acidentes, seguro saúde, resseguro dos negócios, gestão de fundos renminbi e em moeda estrangeira para fins de segurança previdenciária confiada pelos clientes, serviços de consultoria relacionados com gestão de pensões e utilização de capital de seguros permitida por leis e regulamentos.
Zhou Jin, parceiro da consultoria de serviços financeiros PwC China, disse ao Securities Daily que a indústria de pensões e os mercados financeiros relacionados têm enormes oportunidades para as instituições profissionais de seguro de pensão se desenvolverem acompanhando o envelhecimento acelerado da população.
Nos últimos dois anos, a reguladora chinesa permaneceu bastante cautelosa na aprovação de novas seguradoras de pensão, na tentativa de evitar o agravamento da concorrência de produtos homogêneos, caso os recém-chegados não possuíssem capacidade operacional sustentável e os seus negócios não apresentarem características, segundo Zhou.
A aprovação do CBIRC da nova empresa de seguros de pensão apontou para uma atenção destacada dos reguladores em relação à gestão de pensões profissional e padronizada, afirmou Dong Dengxin, chefe do instituto de pesquisa de finanças e valores mobiliários da Wuhan University of Science and Technology. Fim
Leia também:
A Cruz Vermelha da China fornece mais ajuda humanitária à Ucrânia