CECÍLIA MEIRELES – A Editora Nova Fronteira está lançando Crônicas de educação

2, da coleção Obra em Prosa de Cecília Meireles. A seleção e organização dos textos foi feita por Leodegário A. de Azevedo Filho, que ressalta a atualidade do pensamento de Cecília, seu espírito revolucionário e seus valores humanísticos. Crônicas de educação 2 reúne os textos publicados pela autora em sua coluna diária denominada Comentário, no jornal carioca Diário de Notícias, nos primeiros anos da década de 1930. A psicologia do adolescente, os valores da juventude, o movimento universitário, a política na educação, a reforma do ensino e os problemas no magistério são alguns dos assuntos abordados nessas crônicas, sempre críticas e sugestivas. A edição de Crônicas de educação 2 prosseguirá até o final do ano, num total de cinco volumes, e constitui um importante painel sobre as experiências e os rumos do sistema educacional brasileiro.

PORTINARI – O Museu Nacional de Belas Artes inaugura na próxima segunda-feira, às 15h, a Sala Portinari, reformada sob patrocínio da Petrobras. O novo espaço possui área envidraçada com iluminação constante, voltada para a Rua México, permitindo que as pessoas que por ali passam vejam as obras. Nesta segunda-feira estarão expostos os painéis de Cândido Portinari feitos por ocasião da inauguração da Via Dutra. Também será exibido, pela primeira vez no Rio de Janeiro, o polêmico óleo sobre tela denominado O Galo? ou O Olho?, pintado pelo artista em 1941. Esse quadro tem a mesma importância que a tela ” Abapuru, de Tarsila do Amaral, e é também considerado o precursor do Modernismo no Brasil.

PINAUD – O secretário de Justiça e Direitos Humanos do Rio, João Luiz Duboc Pinaud, dará, no dia 14 de agosto, às 19h, a aula inaugural do próximo período de Direito na Castelo Branco. Das outras duas vezes, os palestrantes foram o advogado Clóvis Sahione e, anteriormente, o então presidente do STF, Ministro Carlos Velloso, em sua última palestra no Rio no cargo. O evento acontece no Teatro Castelo Branco, no Campus Realengo (Avenida Santa Cruz, 1.631). Mais informações pelos tel.: 2406-7729 ou 7788.

Artigos Relacionados

Edify Education participa da II Jornada Bett Educar Online

Evento tem como tema 'Transformação Digital e Humana da Educação'.

Fundaj apresenta exposição ‘As muitas vozes do livro’

É a segunda edição da Festa Digital do Livro. Materiais foram disponibilizados no YouTube da Fundaj (youtube.com/channel/UC-jnE9_5gkOr5PKKEWGX5vQ).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Estado do Rio registra 68,8 mil novos MEIs

Alimentação fora do lar foi o segmento com mais abertura de empresas, com 10,4 mil novos microempreendedores.

Volume de vendas do varejo restrito regrediu em março

'Recuo foi acima do esperado por nós (-3,4%) e pelo mercado (-5,1%)', diz Felipe Sichel.

Quase 80% não trabalham totalmente remoto na pandemia

Segundo levantamento sobre adaptação ao modelo de teletrabalho, 49,7% dos entrevistados estiveram na empresa semanalmente.

Tunísia pretende exportar 80 mil toneladas de frutas

País produz pêssegos, nectarinas, damasco, ameixa e estima aumento de 7% na safra de frutas em 2021; grandes importadores são Líbia, França e Itália.

Rio acaba com toque de recolher

Novas medidas têm validade até o dia 20 de maio; medidas podem ser revistas.