Celba poderá erguer terminal de regaseificação de GNL no PA

A Centrais Elétricas Barcarena (Celba), sediada no município de Barcarena no estado do Pará, teve autorização para construir um terminal de regaseificação de gás natural liquefeito (GNL) na região.

A Celba, que é dona do projeto do terminal de GNL e da termelétrica Novo Tempo, é uma associação entre a brasileira Oak Participações e uma empresa da Golar Power, joint venture da empresa de gás Golar LNG com a gestora Stonepeak Infrastructure Partners.

O novo empreendimento ficará na mesma região da termelétrica Novo Tempo, em Barcarena, um projeto de geração de energia da própria Celba que está em implementação e será abastecido com cargas de GNL por ali recebidas, segundo aval da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira.

Conforme a Reuters, o terminal contará com instalações portuárias para atracação e amarração de uma unidade flutuante de armazenamento e regaseificação, conhecida como FSRU na sigla em inglês. Poderão ser realizadas ali operações de transferência de navio metaneiro de GNL com capacidade de regaseificação de até 15 milhões de metros cúbicos por dia em gás natural.

A produção futura da usina de Novo Tempo foi negociada antecipadamente pela Celba junto a distribuidoras de energia, em leilão para novos projetos de geração realizado pelo governo brasileiro no final de 2019. Pelo cronograma original, o empreendimento precisa iniciar operação em 2025.

No radar dos investidores responsáveis pela térmica e pelo terminal de GNL está não só a geração de energia, mas também a venda de gás para grandes empresas na região, instaladas no polo industrial de Barcarena.

Leia mais:

ANP publica metas preliminares de aquisição de CBIOs

Nova Lei de Falências garante mais fôlego para empresas

 

Artigos Relacionados

Mudanças no câmbio abrem caminho para o Pix internacional

Propostas da Consulta pública são os primeiros passos para colocar em prática o sistema de transferências instantâneas com o exterior.

Brasilcap sorteia R$ 14,5 milhões em prêmios no 1º trimestre

Ao todo, foram contemplados 4.210 títulos de capitalização em todo o país.

Allied conclui IPO no Novo Mercado da B3

A Allied Tecnologia (ticker ALLD3), uma das principais empresas no mercado brasileiro de eletrônicos de consumo, com atuação em varejo físico, varejo digital e...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Rádios FM poderão antecipar aumento de potência e área de cobertura

Antes, emissoras só podiam solicitar mudança a cada dois anos e de forma gradual.

Mudanças no câmbio abrem caminho para o Pix internacional

Propostas da Consulta pública são os primeiros passos para colocar em prática o sistema de transferências instantâneas com o exterior.

Taxa de empréstimo pessoal tem pequena alta em abril

Segundo o Procon-SP, a taxa média de empréstimo pessoal foi de 6,1% ao mês.

Mercados com poucas oscilações

PEC fura-teto preocupa.

Por preços de combustíveis, IPCA deve desacelerar

Por outro lado, os preços dos serviços devem continuar em patamares baixos, influenciados pelas medidas de restrição e pelas fracas condições do mercado de trabalho.