Celebrando o centenário da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Por Wanderley de Souza.

Apesar de estarmos convivendo com uma pandemia de alta gravidade, as instituições acadêmicas brasileiras mantêm suas atividades, ainda que a maioria delas esteja utilizando a modalidade remota. Cabe ressaltar, no entanto, que muitos pesquisadores, sobretudo aqueles envolvidos com o estudo das doenças infeciosas e parasitárias, em especial a Covid-19, trabalham de forma intensa, no limite das possibilidades e contando com uma infraestrutura precária para os trabalhos com agentes biológicos que exigem grau 3 de biossegurança.

Por exemplo, a Universidade Federal do Rio de Janeiro ainda não conta com facilidades que permitam o trabalho com animais infectados pelo SARS-CoV-2. Apesar de tudo, vamos encontrar na UFRJ muitas pesquisas em andamento, muitos trabalhos sendo publicados nas mais importantes revistas internacionais.

Alguns, analisando variados aspectos do agente causal, o vírus SARS-CoV-2, com estudos que vão desde seu isolamento e caracterização por métodos moleculares até sua organização estrutural. Outros analisam os mecanismos que levam à doença, desde experimentos in vitro em cultura de células ao estudo de biópsias obtidas por métodos minimamente invasivos de pacientes que faleceram.

Destaco, ainda, estudos visando o desenvolvimento de métodos diagnósticos, estudos epidemiológicos e até mesmo desenvolvimento de novas vacinas.

Cabe ressaltar que a Universidade Federal do Rio de Janeiro está em plena comemoração, discreta, mas vigorosa, de seus primeiros cem anos de vida, com contribuições marcantes tanto na geração de novos conhecimentos, como na formação de milhares de profissionais que hoje atuam em todo o país e no exterior.

Neste final de ano, a UFRJ foi impactada positivamente com uma publicação internacional, liderada por Ioannidis e colaboradores, que destacam o papel relevante dos 161.441 mais importantes pesquisadores de todo o mundo atuando, em 2019, nas mais diferentes áreas do conhecimento. O estudo foi divulgado em outubro último na importante revista PLOS Biology.

Entre esses, 853 são brasileiros, o que corresponde a cerca de 0,5 % do total, número significativo, mas ainda baixo, já que contribuímos com cerca de 2% da produção científica mundial. Entre estes, 61 são pesquisadores vinculados à UFRJ, o que representa 7,1 % do total.

Em sessão especial do Conselho Universitário, todos esses pesquisadores foram devidamente homenageados em uma simples, mas emotiva, solenidade.

Certamente, o Brasil e a UFRJ contam com muitos outros pesquisadores que mereceriam estar nesta lista. Por este motivo, é recomendável que a UFRJ continue, ao longo dos próximos anos, homenageando todos os seus membros que se destacam, seja por receberem prêmios e distinções específicos na sua área, seja pela eleição para academias especializadas de caráter nacional e internacional.

Por exemplo, na última eleição (3 de dezembro), entre os 21 novos membros da Academia Brasileira de Ciências, quatro são professores da UFRJ e vários outros foram alunos dos cursos de pós-graduação da UFRJ. Todos esses dados apontam para a pujança e o dinamismo da UFRJ, a sempre Universidade do Brasil.

 

Wanderley de Souza é professor titular da UFRJ, membro da Academia Nacional de Medicina e da Academia Brasileira de Ciências.

Leia mais:

Nacional-trabalhismo: a perspectiva histórica – fase pós-moderna

Sinais para 2022

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

O Touro de Wall Street

Por Edoardo Pacelli.

Fusões e aquisições no mundo corporativo ESG

Por Leonardo Barém Leite.

Por que América Latina e China se comportam diferente na globalização?

Por Carlos Alberto Aquino Rodriguez.

Últimas Notícias

Mercado corre do risco em momento de estresse

Se tem uma coisa que o mercado é previsível é com relação ao seu comportamento em momentos de estresse é aversão ao risco. “Nessa...

Petrobras: mais prazo de inscrição no novo Marco Legal das Startups

Interessados em participar do primeiro edital da Petrobras baseado no novo Marco Legal das Startups (MSL) poderão inscrever-se até o dia 12 de dezembro....

Canal oficial para investidor pessoa física na B3

A partir desta sexta-feira, a nova área logada do investidor da B3, lançada em junho, passa a ser o canal que centraliza todas as...

Fitch Ratings atualiza metodologia de Rating de Seguros

A Fitch Ratings, agência de classificação de risco, publicou nesta sexta-feira relatório de atualização de sua Metodologia de Rating de Seguros. Segundo a agência,...

STF desbloqueia bens de Lula

Por maioria de três votos a um, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta sexta-feira, desbloquear os bens do ex-presidente Lula...