Celular mais em conta

Lenta ao defender o interesse dos consumidores, a Anatel age rapidamente quando existe alguma chance de concorrência entre as empresas. Determinou à Vésper (empresa espelho que opera telefonia nas áreas da Telefônica e da Telemar) que suspenda o serviço Vésper Portátil, teoricamente de telefonia fixa mas com tecnologia que permitia uso de telefone sem fio em amplas áreas, quase igual a um celular. A agência viu indícios de que a empresa está operando terminais móveis sem autorização, o que gerou reclamações e ações na Justiça das empresas de celular. O problema real é que a Vésper conseguiu oferecer serviço móvel com preços em conta, como se fosse tarifa de telefone fixo para fixo. Pergunta que fica para a Anatel: se essa empresa conseguiu, por que as operadoras de celulares continuam cobrando preços astronômicos de seus clientes, escudadas nas desculpas de “altos investimentos” em “tecnologia de ponta”?

Caindo na real
Depois de dois anos de vendas crescendo acima do seu estoque, uma empresa suíça instalada no país como fornecedora de equipamentos para telecomunicações vê suas vendas desde o ano passado completamente estagnadas. Com as encomendas paradas e a desvalorização recorde do real, a empresa está a ponto de entrar em parafuso.

Análise gráfica
Agora que está em evidência, com mais destaque na mídia e crescimento nas pesquisas, Ciro Gomes vai passar por um teste: se as denúncias orquestradas por setores pró-governo vão “pegar” ou não. Isso pode significar romper a linha de resistência – para usar jargão do mercado acionário – ou bater nela e voltar, cedendo espaço, quem sabe, até para um (difícil) crescimento de Garotinho.

Sotaque
Do prefeito de Vitória, Luiz Paulo Velloso, um dos principais coordenadores da candidatura de José Serra à presidência da República: “Não há nenhum problema de a Embraer e a CSN estarem hoje nas mãos do capital estrangeiro”.
Não há problema para quem, cara pálida? Para as futuras vítimas do desemprego em solo nacional? Ou para o balanço de pagamento a ser afetado pelo aumento de remessas de lucros e royalties?

Titanic tucano
Sobre este último item, Velloso não se faz de rogado. Segundo ele, as remessas de lucros, que de acordo com o próprio tucano já atingem US$ 7 bilhões anuais, devem ser compensadas com o investimento de empresas brasileiras no exterior. É mais ou menos como a história do comandante do navio que retirava água num balde enquanto o navio afundava.

Alvoroço tucano
As últimas “teses” da imprensa “chapa branca” sobre a Prefeitura de Santo André podem sinalizar importantes mudanças na estratégia planaltina. Já há quem veja na munição armazenada contra Lula um jogar de toalha na tentativa de segurar a arrancada de Ciro Gomes e se concentrar na desestabilização da candidatura petista, evitando sua passagem para o segundo turno.

Popular
Por falar em O”Neill ou em falas de O”Neill, algum dos 22 leitores da coluna se lembra do nome da chefe da Controladoria-Geral da União, aquela senhora nomeada pelo presidente FH para investigar denúncias de corrupção, depois da “operação abafa” que matou no nascedouro a CPI da Corrupção? Margarida, Joana, Patrícia….Cartas para a redação.

O”Neill
Será que o secretário de Tesouro dos Estados Unidos reclamou da evasão de divisas no Brasil e países vizinhos ou o que chateou ele foi que o destino era a Suíça?

Artigo anteriorDois pesos
Próximo artigoUsura
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Argentina fechará com China parceria do Cinturão e Rota

Iniciativa pode ser pontapé inicial para desenvolvimento e integração da América Latina.

G20 analisa aumentar taxação de corporações, mas…

Proposta tem que ser vantajosa para todos, não só para as sedes das multinacionais.

Botes salva-vidas para a classe A

No mundo de negócios, é tudo uma questão de preço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Preços ao consumidor de março avançaram mais que esperado

Veículos novos registraram o segundo mês consecutivo sem variação, enquanto os usados apresentaram variação positiva.

Castello Branco diz adeus à Petrobras

Assembleia de acionistas da estatal aprovou a destituição.

Alerj pede ao STF suspensão do pagamento de dívida na pandemia

Alerj estima que desde março de 2020, quando se iniciou a pandemia, o Estado do Rio já quitou R$ 1 bilhão em juros da dívida com a União.

Governo Bolsonaro tumultua e população vive drama para receber auxílio

Consórcio do Nordeste, formado por todos os governadores da região, defende que governo descentralize pagamento do benefício.

Indústria do cimento cresce 19% no 1º tri

Mau desempenho no primeiro trimestre de 2020, em razão das fortes chuvas e do início da pandemia, frente ao mesmo período de 2021, refletiram na alta do setor.