Cemig SIM implanta usinas solares em empresas

Modelo pode representar economia de até 95% com tarifas de energia elétrica.

Mercado Financeiro / 23:45 - 5 de jun de 2020

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

A Cemig SIM, empresa controlada pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), começou a implantar usinas solares em empresas. O projeto gera energia limpa e renovável e pode ser concluído em até seis meses. Para a construção das usinas, a subsidiária firmou parceria com a Mori Energia. Juntas, as empresas pretendem implantar 32 usinas solares fotovoltaicas em 17 cidades do Estado, equivalente ao fornecimento de energia a 1,7 milhão de residências.

A companhia atua no mercado de energia compartilhada por meio de geração distribuída, cogeração e armazenamento de energia, serviços tecnológicos, eficiência energética, gestão de iluminação pública e utilidades e mobilidade elétrica.

Willian Souza, executivo de Soluções em Energia da Cemig SIM, explica que o sistema trabalha conectado na rede da distribuidora, onde a energia gerada é compensada no consumo total daquela propriedade. “Se eu gero 1000 kWh ao mês e utilizo apenas 900, o excedente será contabilizado em forma de crédito, permitindo sua utilização em um período de até 60 meses”.

Segundo ele, o sistema é destinado aos clientes A4 (de média tensão) - como supermercados, grandes padarias, pequenas e médias indústrias e clínicas. A economia pode chegar até 95% na tarifa de energia e o cliente continuará arcando integralmente apenas com o “custo da demanda”. “Tenho certeza de que reduzir custos operacionais será de grande ajuda para que os empreendedores possam se reerguer rapidamente após esse momento delicado que estamos vivenciando”, enfatiza o executivo. Ele não detalhou o custo de implantação.

Na implantação do sistema, a Cemig SIM oferece consultoria, desde a elaboração do projeto, fornecimento dos módulos fotovoltaicos, instalação a conexão com a distribuidora. Além da economia com a conta de eletricidade, passa a gerar sua própria energia compensando na sua fatura e fica protegido de eventuais variações de tarifa. Os interessados em economizar podem contatar a SIM por meio do contato@cemigsim.com.br solicitar uma proposta e contratar um dos planos de forma simples e ágil.

A implantação do sistema requer poucos meses. “Contando a partir do primeiro contato entre o cliente e a SIM, estimamos um tempo entre quatro e seis meses para implementar todo o sistema e iniciar a geração da própria energia. O prazo médio para retorno é de aproximadamente cinco anos. É um período curto, principalmente se comparado com a vida útil dos módulos fotovoltaicos é de 25 anos”, destaca Souza.

Em março, a empresa contabilizava mais de mil empresas e condomínios que aderiram à geração de energia solar compartilhada e já economizaram R$ 2,5 milhões. Com isso, 4,6 toneladas de gás carbônico deixaram de ser lançadas na atmosfera, colaborando para a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico de Minas Gerais.

 

Funcionamento

 

Os módulos solares são instalados nas dependências da empresa e a luz do sol captada é transformada em energia elétrica. Essa energia é consumida pela empresa e, caso não consuma tudo que foi produzido, é gerado crédito energético para utilização em até 60 meses.

Em março deste ano, a Cemig Sim anunciou que está em busca de novos parceiros para compor seu banco de fornecedores. Criada em outubro do ano passado, a empresa reúne 52 empresas cadastradas em diversas áreas, mas deseja ampliar o portfólio, principalmente nas áreas de mobilidade e armazenamento de energia.

Na ocasião, o executivo de soluções em energia da Cemig SIM, Willian Alves de Souza, explicou que no primeiro momento, o intuito é desenvolver trabalhos estratégicos nas áreas de geração distribuída, cogeração e armazenamento de energia, eficiência energética, mobilidade elétrica e gestão energética.

Para ser fornecedor da empresa, as empresas interessadas precisam cumprir uma série de exigências do setor estatal, cujo objetivo final inclui a competitividade das empresas e, consequentemente, das vendas e produtos no mercado. O cadastro de fornecedores não implica em compromisso de contratação obrigatória. As parcerias serão analisadas de acordo com oportunidade, critérios técnicos e administrativos, observadas as disposições legais aplicáveis à Cemig SIM.

Desde que foi criada, a empresa assinou contratos de parceria com empresas, associações e administradoras de condomínio em todo o Estado de MG, como: Fiemg, Minaspetro, CDL-BH, ACMinas, Federaminas, Sicoob-Cecremge, Sincodiv, Opala, Abih-MG, Prosind, Grupo Zelo, Pacto Administradora, Casa, construtora Patrimar e outros.

 

 

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor