A moeda brasileira atravessa um período de constante volatilidade, em especial, em comparação com moedas de outras economias emergentes. Com isso, a taxa de câmbio é um dos temas mais recorrentes da pauta econômica.
O tema será objeto de debate do curso de Pós-Graduação em Finanças e Economia (Masters) da Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP) que realizará um Mastertalk gratuito, com a finalidade de discutir os cenários para a taxa de câmbio. Aberto ao público, o evento será realizado no próximo dia 19, às 18h, no canal da FGV no YouTube.
Quando o dólar sobe demais, o Banco Central pega um pouco dessas reservas e vende no mercado financeiro. Isso amplia a oferta e faz a cotação cair (ou, pelo menos, reduz o ritmo da alta). Cabe ao BC monitorar e garantir o funcionamento regular do mercado e o cumprimento da regulamentação.
A taxa de câmbio é definida pelo mercado, ou seja, pactuada pelas instituições autorizadas pelo Banco Central a operar. Diferentes fatores influenciam na formação dessa taxa, tanto internos como externos, mas normalmente vale a lei da oferta e da procura. O responsável pela regulamentação do mercado de câmbio é o Conselho Monetário Nacional (CMN).
Questões
Mas o que explica esse comportamento de volatilidade da moeda brasileira? Quais os cenários para o Real? O quanto dessa volatilidade se deve a fatores domésticos, como as discussões sobre política fiscal e taxa de juros e o quanto se deve a fatores externos, como risco de recessão nos Estados Unidos, política monetária norte-americana e conflito Ucrânia-Rússia? Essas são algumas questões que serão discutidas no evento.
Esses serão alguns dos tópicos abordados pelos participantes Emerson Marçal (professor da FGV EESP e coordenador do Cemap) e João Ricardo Costa (professor da Pós-Graduação Master da FGV EESP). A moderação será de Márcio Holland, professor e coordenador da Pós-graduação em Finanças e Economia (Master) da FGV EESP. Os interessados em participar devem se inscrever neste link (https://evento.fgv.br/taxacambio_1906/).
Leia também: