O Plano Estratégico (PE) da Petrobras para o período de 2025 a 2029, em fase final de elaboração e que deverá ser divulgado em 21 de novembro, dará uma atenção especial ao segmento de fertilizantes. A Federação Única dos Petroleiros (FUP), disse em nota nesta quarta-feira, que o compromisso estará ratificado no PE.
“Com investimento previsto de cerca de R$ 3,5 bilhões, mais uma unidade de fertilizantes será retomada pela empresa: A Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN-III), localizada em Três Lagoas (MS)”, destacou em nota a federação.
O Conselho de Administração (CA) da Petrobras aprovou a continuidade das obras para a implantação da UFN-III, com base em premissas do atual PE 2024-2028, que confirmaram a atratividade econômica do investimento, com Valor Presente Líquido (VPL, indicador financeiro de avaliação da viabilidade) positivo em diferentes cenários.
“A retomada do setor de fertilizantes faz parte do programa do governo do presidente Lula, representa a geração de emprego e renda e a redução da dependência do Brasil a importações” lembra Deyvid Bacelar, coordenador-geral da FUP, destacando que o Brasil é o quarto maior consumidor de fertilizantes do mundo, sendo um dos maiores produtores de grãos. Desde o fechamento da Fafen-PR, o país passou a importar cerca de 85% do que utiliza.
Em janeiro/setembro deste ano, as importações brasileiras de fertilizantes atingiram cerca de 32 milhões de toneladas, com alta de 11% em relação a mesmo período do ano passado. A intensificação do conflito no Oriente Médio tem influenciado o ritmo das compras.
Suspensão
Desde 2015, as obras da UFN-III estavam suspensas. O projeto prevê a produção anual de cerca de 1,2 milhão de toneladas de ureia e 70 mil de toneladas de amônia. A unidade fica localizada próxima aos principais mercados consumidores destes produtos e atenderá majoritariamente os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná e São Paulo. A previsão de início de operação é 2028.
Em agosto deste ano já havia sido anunciado o retorno da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Petrobras no Paraná (Fafen-PR), em Araucária. Fechada em março de 2020, a unidade está atualmente em processo de contratações para a retomada de atividades, prevista para 2025. A Fafen-PR produzirá 2 mil toneladas de ureia por dia e 1,3 mil toneladas diárias de amônia.