Centrão mantém domínio municipal e esquerda perde espaço

PT elege mais prefeitos mas perde vereadores; o mesmo ocorreu com outros partidos de esquerda, que viram Centrão manter hegemonia

345
Eleitor passa por cima de santinhos no chão na eleição
Eleitor passa por cima de santinhos no chão (foto de Paulo Pinto, ABr)

O PT cresceu nas eleições municipais deste ano: passou de 183 prefeituras, em 2020, para 248 – ainda concorre em mais 13 prefeituras no segundo turno. O crescimento não mascara nova vitória do Centrão, repetindo o que já ocorreu em 2020 e mantendo uma tendência de ao menos dez anos.

O PSD ficou com o maior número de prefeituras, desbancando o MDB, que pela primeira vez em mais de 20 anos fica em segundo lugar. Vêm a seguir PP, União Brasil e PL. O PT aparece num modesto 9º lugar.

Se foi superado em prefeitos, o MDB obteve o maior número de vereadores para manter uma liderança que já dura pelo menos 20 anos. PP, PSD, União Brasil e PL completam a lista dos cinco partidos com mais vereadores. O PT vem em 12º, com 1.267 eleitos, menos da metade dos 2.268 que conseguiu em 2020. O PCdoB caiu de 707 vereadores para 79, e o PSOL, de 93 para 40.

Os candidatos dos partidos políticos do Centrão avançaram no primeiro turno das eleições municipais realizadas domingo, embora não haja “relação direta” entre as eleições para cidades e as nacionais, afirmou nesta segunda-feira o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Espaço Publicitáriocnseg

Ministros, incluindo Padilha, reuniram-se pela manhã com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, para fazer um balanço eleitoral. Mais de 155 milhões de eleitores foram chamados às urnas para decidir os prefeitos e vereadores que governarão mais de 5.500 municípios.

Padilha negou que haja qualquer ligação entre as eleições municipais e as marcadas para 2026, quando serão eleitos parlamentares, governadores e o presidente da República. “Estão tentando fazer uma relação direta entre os resultados das eleições municipais e das eleições nacionais (…) não existe essa relação direta”, disse o ministro das Relações Institucionais.

Siga o canal \"Monitor Mercantil\" no WhatsApp:cnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui