Funcionário verifica equipamentos em um centro de dados da China Mobile, na Nova Área de Gui’an, na Província de Guizhou, sudoeste da China, 24 de maio de 2021. (Xinhua/Ou Dongqu)
Beijing, 28 abr (Xinhua) — Atualmente, a taxa de crescimento da receita da indústria de centro de dados da China é significativamente maior do que a do mundo, atingindo 150 bilhões de yuans (cerca de 22,72 bilhões de dólares) em 2021, com uma taxa de crescimento anual composta de 30,69% nos últimos três anos, segundo um white paper publicado pela Academia Chinesa de Tecnologia da Informação e Comunicação (CAICT), informou Economic Information Daily nesta quinta-feira.
O white paper de 2022 da CAICT sobre os centros de dados também antecipa que a receita do setor continuará crescendo rapidamente no futuro, ultrapassando 190 bilhões de yuans este ano, com demandas crescentes impulsionadas por nova infraestrutura, transformação digital, políticas motivadoras como a iniciativa Digital China e necessidades práticas das empresas a fim de reduzir custos e aumentar os benefícios.
Políticas favoráveis também estão provendo suporte constante aos investimentos na construção de centro de dados na China. O Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação está empenhado em orientar a expansão de investimentos efetivos para promover os projetos de cluster de centro de dados, otimizando a estrutura dos centros de dados e acelerando a transformação para alta tecnologia, alto poder computacional e alta eficiência.
A China tem lançada um megaprojeto para construir um sistema nacional integrado de big data, que envolve o estabelecimento de oito centros nacionais de computação e dez clusters nacionais de centro de dados, de acordo com a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC). O principal planejador econômico aumentará ainda mais os seus esforços de coordenação, visando promover a influência dos oito centros de computação nacionais, estimulando o investimento upstream e downstream da indústria de centro de dados.
Conforme exigido pela estrutura do megaprojeto, entidades relevantes do mercado participaram proativamente na construção de centro de dados, revelando efeitos iniciais de direcionamento de investimentos, disse Sun Wei, funcionário do departamento de inovação e desenvolvimento de alta tecnologia da NDRC. 25 projetos em dez clusters nacionais de centro de dados começaram a ser construídos desde este ano, com o poder de computação igual ao de cerca de 27 milhões de computadores pessoais, disse Sun.
Prevê-se que, durante o período do 14º Plano Quinquenal (2021-2025), os investimentos em centro de dados somarão mais de 3 trilhões de yuans, com uma taxa de crescimento anual de mais de 20%. Fim
Leia também:
Investimento direto não financeiro chinês no exterior cresce 6,3%, Q1