Centro é opção que se antecipa

Morar no Centro da cidade já foi um privilégio que dava status e tornava mais fácil o retorno ao lar dos que trabalhavam por ali mesmo. A Zona Sul era para os finais de semana com banhos de mar (até com fantasias) e a Zona Norte era o lugar ideal para gozar as delícias de uma chácara, com árvores frutíferas, jardins, galinhas no quintal e serenatas ao luar, com doces canções de amor ou de paixões desesperadas. Ah, que belos tempos eram aqueles…
Li, não sei quando nem onde – é um dos efeitos da leitura desordenada e compulsiva – que existe em estudo um projeto de criar condições no Centro do Rio de Janeiro que o tornem opção vantajosa para residência. Isto quer dizer que no futuro (creio que não muito distante), haverá supermercados, shopping center, feiras livres, parquinhos para crianças, escolas e outros serviços essenciais no Castelo, por exemplo, onde ainda resistem famílias que criaram raizes no local, antes ocupado pelo morro que lhe deu nome.
Para quem gosta da idéia e acredita na revitalização da grande área ocupada principalmente por estabelecimentos bancários, prédios públicos – inclusive da Justiça, do Legislativo, museus, teatro, biblioteca, restaurantes -, que perdeu seu brilho com a mudança da capital para Brasília, tem agora uma boa oportunidade: vai a leilão nesta quinta-feira, 29, às 14h30, no Fórum que fica exatamente na Av. Erasmo Braga, 115, no Castelo, um apartamento de sala, dois quartos, banheiro, cozinha e dependências, de frente, medindo 84 metros quadrados. Pela melhor oferta, Jonas Rymer entregara o imóvel, que se encontra num edifício de dez andares, na Av. Presidente Antonio Carlos, 25/201, exclusivamente residencial. Um hall de paredes pintadas e espelhadas dá o toque de classe ao prédio. Quem se habilita?
Também hoje, na mesma apregoação e também pela melhor oferta, Rymer coloca à venda um apartamento situado na Av. Com. Julio de Moura, 148/201, na Barra da Tijuca, com direito à duas vagas na garagem. O prédio é de dois andares e mais a cobertura, num total de apenas três unidades, uma em cada pavimento. O 201 mede 325 m2.
Mais detalhes no site www.jonasrymer.lel.br ou pelo tel: (21)2532-2266.

Negócio em São Paulo
Ponto de interesse comercial dos melhores, a Bela Vista é um dos lugares mais procurados de São Paulo para começo ou expansão de empreendimentos os mais diversos. E por isso mesmo, cabe destacar um leilão que Luiz Tenório de Paula vai realizar nesta mesma quinta-feira, 29, às 15h30, no mini auditório do átrio do Fórum do Castelo. Por falência de uma conhecida companhia de seguros, será vendido um prédio de cinco andares que está situado na Rua Doutor Penaforte Mendes, número 30. O imóvel divide-se em salões, com área total de 1914,60 metros quadrados, contendo banheiros, copa, elevadores e outros recursos. Informações no site www.depaula.lel.br ou pelo tel: 2220-4217.

Negócio com lazer
Nem sempre é possível juntar dois proveitos num saco só (como diz um velho ditado), mas às vezes acontece. Como no leilão que Rodrigo Portella vai comandar no próximo dia 2 de junho, no espaço apropriado para isso do Fórum da Erasmo Braga, 115, às 16 horas. Desta vez, o experiente leiloeiro vai ouvir ofertas e bater o martelo pela melhor delas, para venda de um prédio que está localizado em Armação de Búzios, na famosa Praia da Ferradura, por onde andou a atriz francesa Brigitte Bardot.
O prédio é a sede do Condomínio Vila Boa Vida II e tem lugar na Rua 1, quadra 1, lote 1, dotado de amplo hall de recepção, 20 escritórios, seis banheiros, centro de convenções, depósitos, sala com ar condicionado central, vestiários, lavanderia, rouparia e outros itens, mais varandão, cozinha, restaurante, dois banheiros, sala de estar e dois escritórios no segundo piso, além de piscina. Os interessados podem saber tudo, timtim por timtim, telefonando para (21) 2533-7248 ou vendo o site www.rodrigoportella.lel.br. É negócio com lazer ou não é?

Adeus a Geraldo
Um dos veteranos da leiloaria carioca, na qual ingressou pelas mãos de Horácio Ernani Thompson Mello – de quem foi preposto -, Geraldo Duarte faleceu na última segunda-feira, dia 26, tendo trabalhado normalmente até o dia anterior. Simples, discreto, cordial e correto à toda prova, o leiloeiro Geraldo Duarte só deixou amigos entre seus pares e na clientela que atendia. A signatária desta coluna junta-se a esses na boa lembrança do Geraldo.

Centenário de Euclides
Se vivo fosse, o pintor Euclides Luiz dos Santos faria 100 anos agora. Ele nasceu no Estado de Pernambuco, em 28 de maio de 1908, vindo a falecer em 7 de outubro de 2000 no Rio de Janeiro, onde morava com sua família. Embora não tenha recebido reconhecimento pelo seu trabalho no mercado de arte, que raramente frequentava, Euclides Santos teve uma carreira marcada pelo sucesso na área oficial: expôs durante vários anos no Salão Nacional de Belas Artes, onde obteve Medalha de Ouro, Prêmio de Viagem ao País e o de Viagem ao Exterior, que permitiu ao artista passar dois anos na Europa aperfeiçoando sua pintura. Também foi membro de juri de seleção e premiação de diversos certames e durante algum tempo foi membro da Comissão Nacional de Belas Artes.O Dicionário das Artes Plásticas do Brasil, de Roberto Pontual registra que o pintor, desenhista e caricaturista Euclides Santos veio para o Rio em 1930, publicando seus primeiros desenhos na revista Para Todos e nos O Jornal e Diário da Noite. A primeira exposição de seus trabalhos foi em 1931, na Sociedade Brasileira de Belas Artes, com seu companheiro de viagem, o caricaturista Nestor Silva. No período de 1933 e 1955, colaborou como ilustrador páginas de vários jornais e da Vamos Ler, onde teve publicadas as ilustrações feitas para o romance de Charles Dickens, Oliver Twist.
Na foto P&B, da esquerda para a direito estão: o casal de artistas Armando Vianna e Marie Louise Mattos, Euclides, a senhora Heluanda Paula Fonseca (esposa do pintor Paula Fonseca Júnior) e Dilla Rodrigues Siqueira, que era secretária dos Salões de Belas Artes e Arte Moderna. O grupo estava visitando a exposição de quadros (“Seios e Frutos”) de Waldyr Mattos, que estava aberta e muito elogiada, no MNBA, em 1976. Recordar é bom, não é?

Ledy Gonzalez

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Hotel Vacance Águas de Lindóia

Avaliação é de R$ 74 milhões, mas valor pode cair na 3ª praça.

Pedaço de bolo do casamento da Rainha

Feito há 75 anos, não se recomenda que futuro comprador consuma a fatia.

Leilão de revólver de Al Capone

Colt foi usado somente pelo mafioso, que o deixou de herança para o irmão.

Últimas Notícias

Diminuem os homicídios, mas ainda há muito a se fazer

Por Dirceu Cardoso Gonçalves.

Ford Brasil: Centro global de exportação de serviços de engenharia

Projetos de ponta voltados ao futuro da mobilidade, como veículos elétricos, autônomos e conectados. 

Senado vai analisar vetos na Lei Aldir Blanc

Existe uma fila de 36 vetos aguardando votação dos senadores e deputados

Caixa: desconto de até 44% para regularizar penhor em atraso

As unidades com serviço de penhor disponível podem ser consultadas no site da Caixa

Índice de Preços ao Produtor (IPP) sobe 1,83% em maio

Das 24 atividades analisadas, 21 tiveram alta de preços