Cerca de 1,9 milhão de passageiros internacionais passaram pelo Brasil em maio

117
passageiros no checkin no aeroporto internacional tom jobim galeão
Aeroporto Internacional Tom Jobim Galeão (foto de Fernando Frazão, ABr)

A movimentação de passageiros internacionais na aviação civil brasileira em maio de 2024 teve o melhor índice para o mês na série histórica iniciada em janeiro de 2000. Foram movimentados 1,9 milhão de passageiros em voos internacionais no período, 18,2% a mais que o registrado em maio de 2023.  

A demanda internacional, mensurada por passageiros por quilômetro (RPK), também apresentou seus melhores resultados para o mês de maio desde o início da série histórica, com uma alta de 15,7% em relação a maio do ano passado. 

Os dados constam do relatório de demanda e oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), atualizado com os números do setor até o mês de maio de 2024.

Dados do Transporte Aéreo
Dados do Transporte Aéreo (Fonte: Anac)

A oferta de assentos internacional, medida em assentos por quilômetro ofertados (ASK) também são positivos, teve aumento de 14,4% relativo a maio de 2023. Finalmente, a movimentação de cargas internacionais também apresentou crescimento de 9,4% em relação ao mês de maio anterior, com 75,2 mil toneladas processadas nos terminais de logística dos aeroportos brasileiros.

Espaço Publicitáriocnseg

Mercado doméstico

No mercado doméstico, foram movimentados em maio 7,1 milhões de passageiros (2,9% a menos do que o registrado em maio de 2023) e 41,8 mil toneladas de carga (crescimento de 11,5% em comparação com o mesmo mês no ano passado). 

A demanda doméstica manteve-se praticamente estável, com redução de 0,1% em relação a maio de 2023, enquanto a oferta foi 3,8% menor que a registrada em maio de 2023.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui