Cerca de 69% dos brasileiros parcelam compras no crédito

60
cartões de crédito
Cartões de crédito (foto ABr)

Uma pesquisa realizada pela DM, grupo de serviços financeiros, revelou que o cartão de crédito está consolidado como ferramenta essencial no dia a dia dos brasileiros. O levantamento aponta que 68,6% dos consumidores utilizam essa forma de pagamento para suas compras, sendo que 41,7% recorrem ao crédito toda semana e 69,3% optam pelo parcelamento. A pesquisa foi realizada com a base de clientes da DM, englobando 8.489 respondentes, com margem de erro de 1% e confiança de 95%.

Os dados mostram que o parcelamento é mais frequente na compra de roupas, eletrônicos e produtos de maior valor agregado (59,6%). O setor de alimentação – incluindo supermercados e restaurantes – também tem alta adesão, com 57,3% dos consumidores recorrendo ao crédito. Outras categorias incluem saúde (19,1%), viagens (14,2%), educação (9,4%) e outros segmentos (4,4%).

Além disso, a maioria dos consumidores prefere dividir suas compras em um menor número de parcelas: 61,1% optam por pagamentos em 2 a 3 vezes; 25,6% escolhem de 4 a 6 vezes; 4,2% parcelam de 7 a 9 vezes; e apenas 7,5% estendem os pagamentos para dez vezes ou mais.

O principal fator que leva os consumidores a parcelarem suas compras é o preço do produto: 51% dos entrevistados parcelam itens de maior valor. Outros 38,7% recorrem ao crédito por falta de dinheiro disponível no momento da compra, enquanto 34,9% utilizam o parcelamento sempre que essa opção está disponível. Já 13,9% afirmam parcelar para acumular pontos ou benefícios.

Espaço Publicitáriocnseg

Para Renata Midori Watanabe, Diretora de Risco da DM, a pesquisa reforça a tendência de os brasileiros utilizarem o crédito como estratégia para otimizar seu poder de compra. “Os consumidores querem ter acesso a produtos diversificados, com valor agregado, e dispõe dos parcelamentos especialmente porque tendem a observar o valor da parcela, e não da compra total. O parcelamento permite que o cliente consiga diluir o valor da compra em parcelas que cabem no seu bolso”, explica. O estudo revela que 75,2% dos consumidores buscam sempre por parcelamentos sem juros, enquanto 19% consideram essa opção ocasionalmente. Apenas 4,3% afirmam não procurar essa condição.

“Taxas de juros altas são a principal preocupação de quem parcela no crédito, de acordo com 54% dos entrevistados. Isso confirma o cuidado do comprador de ter uma experiência mais econômica, sem aumentar os custos do item adquirido. O crédito é também uma forma de possibilitar a aquisição caso o cliente não tenha dinheiro na hora, por isso a preocupação de 45% dos brasileiros diz respeito ao limite de crédito insuficiente”, explica Watanabe.

As outras preocupações apontadas pelos brasileiros quanto ao uso de crédito são cobrança de tarifas ou anuidades (24,6%); sensação de endividamento ou falta de controle financeiro (10,4%); dificuldade de controlar os gastos (6,4%); e complicação para entender o extrato ou a fatura (2,8%).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui