Cercados

A possibilidade de tropas norte-americanas se estabelecerem no Paraguai mobilizou a Comissão de Relações Exteriores do Senado, que se reúne nesta quinta-feira para discutir a denúncia feita pelo jornalista Mauro Santayana no site Carta Maior. De acordo com o artigo, a ministra das Relações Exteriores do Paraguai, Leila Rachid, teria aberto o território para tropas americanas e garantido imunidade e status diplomático a soldados. A decisão, ainda segundo a publicação, visaria à criação de base militar americana na região da tríplice fronteira, com previsão de permanência até o final de 2006, com possibilidade de prorrogação desse prazo.

Primeiro-ministro
Para o cientista político Fernando Abrucio, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a crise política não vai afetar a economia porque existe no Brasil, “desde o governo Itamar Franco”, o cargo de primeiro-ministro. “Enquanto, no governo Itamar, Fernando Henrique Cardoso era o primeiro-ministro, no governo Lula o cargo é exercido por Antônio Palocci”.

Antropofágico
Na mesma linha, Fernando Abrucio comparou Roberto Jéfferson a Macunaíma, “pois o deputado é um verdadeiro herói sem caráter”.

Pequenas causas
Abrucio comentou, ainda, que “os R$ 70 milhões de Marcos Valério não são nada em comparação aos prejuízos causados pela ineficiência da máquina pública”. Melhor seria comparar com os R$ 150 bilhões entregues anualmente a especuladores, mas o cientista político é favorável ao “Plano Delfin” de déficit nominal zero, inclusive no que tange a transferência das receitas carimbadas para o pagamento de juros.

Luz no fim do túnel
O presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti, é o próximo convidado do Fórum de Debates Político e Empresarial, promovido pela ADVB. Severino vai falar sobre “Perspectivas do Desenvolvimento Brasileiro”. Para debater o assunto estão escalados alguns peso-pesados da economia, como Elcio Anibal de Lucca, presidente da Serasa; Emilson Alonso, CEO do Banco HSBC; Ivan Zurita, presidente da Nestlé Brasil; e Nicandro Durante, presidente da Souza Cruz. O fórum será dia 22 de agosto, no Clube Atlético Monte Líbano (Av. República do Líbano, 2267, Ibirapuera). Informações pelo telefone (11) 3372-3800 ou e-mail eventos@advbfbm.org.br

Leigos
Economia para não-economistas e Contabilidade para não contadores são o terceiro e o quarto volume da coleção Para Não-Especialistas (Editora Senac Rio). Paulo Henrique Schenini e Virene Roxo Matesco tentam ajudar o leitor a compreender o cenário econômico nacional e internacional e como as mudanças nesse setor podem afetá-lo em seu dia-a-dia. Carlos Alexandre Sá mostra a profissionais que não são da área contábil e financeira como interpretar as informações contidas nos demonstrativos contábeis.

Schin
Bares e restaurantes do Rio não sentiram problemas de abastecimento ou pressão sobre preços após a detenção de diretores da Schincariol pela Polícia Federal. Durante o período em que a cervejaria ficou sem comando, as vendas ocorreram normalmente, garante o diretor de Comunicação do sindicato do setor, Pedro De Lamare, acrescentando que a cervejaria só terá quedas nas vendas se tiver problemas na produção.

Potiguar
As exportações do Rio Grande do Norte aumentaram 94% em 2004, na comparação com 2000; se incluir o petróleo, a alta passa para 284%. O estado é o maior exportador nacional de camarão, melão, banana, melancia, sal, atum e o segundo de petróleo, mamão, camisetas entre outros produtos.

Mico do cerrado
O Gabinete da Presidência da República gastou 63,64% a mais do que o Ministério do Meio Ambiente, segundo cálculos do professor e economista Ricardo Bergamini.

Artigo anteriorTelinha
Próximo artigoPintura de guerra
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Juntar 2 meses e meio de auxílio para comprar cesta básica

Não só a pandemia, mas inflação é ameaça às pretensões de Bolsonaro.

Se mirar Nordeste, Bolsonaro atingirá o próprio pé

Região tem menor média de casos e óbitos causados pela Covid.

Neodefensores do trabalhador ignoraram crise

Desemprego já era estratosférico em 2019, e apoiadores de Guedes nem ligavam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

BC altera norma para segunda fase do open banking

Medida complementa regulamentação que estabelece requisitos técnicos de fase que vai permitir compartilhamento de dados e transações de clientes.

Confiança do consumidor medida por Michigan ficou abaixo do esperado

Índice registrou leitura de 86,5 na prévia de abril e o esperado era 89.

Escolha de conselheiros da ANPD preocupa por conflito de interesses

Entre os indicados há diretores e encarregados de dados pessoais de grandes empresas da internet.

Exterior abre em alta e futuros no Brasil operam com cautela

China atinge crescimento de 18,3%; na Europa, Índice de Preços ao Consumidor amplo de março teve avanço de 1,3% ao ano.

Estaleiro de SC investe meio milhão em linha de produção exclusiva

Estaleiro irá entregar até quatro vezes mais rápido e atender à crescente procura por embarcações novas.