Cerco

93

A utilização de alimentos geneticamente modificados – transgênicos – na merenda das escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro está proibida. A Lei 3.908, que trata do assunto, foi sancionada pela governadora Benedita da Silva e publicada no Diário Oficial desta sexta-feira. Outra restrição aos transgênicos é a obrigatoriedade de prévio licenciamento, pela Comissão Estadual de Meio Ambiente (Ceca), da comercialização de produtos geneticamente modificados ou derivados. E a governadora envia nesta segunda-feira mensagem à Assembléia pedindo sanção da lei que proíbe plantio, importação e venda de transgênicos no estado.

Data fatídica
O medo de voar no dia 11 de setembro tomou conta dos viajantes europeus, obrigando empresas aéreas a mudar sua escala de vôos no aniversário de um ano dos ataques terroristas contra os Estados Unidos. Companhias como British Airways, Virgin Atlantic e Air France disseram terem registrado uma queda na procura por passagens para o próximo 11 de setembro. “Posso dizer que cancelamos 26 vôos transatlânticos previstos para 11 de setembro, dos quais 24 para os ou vindo dos EUA e dois para Barbados”, afirmou uma porta-voz da British Airways, a maior companhia aérea da Europa. A empresa realiza normalmente 78 vôos transatlânticos por dia. A Air France informou ter cancelado dois vôos previstos para a data, um para Nova York e outro para Washington, devido à pequena procura por reservas.

Queijos
Frescal não é sinônimo de fresco, alerta a bióloga Luciane Oimari, da Unicamp, que analisou 210 amostras deste queijo em Campinas e constatou que 70 estavam fora de um ou mais padrões microbiológicos, impróprias para consumo. O Minas frescal só perde em vendas para os queijos prato e mussarela. Os resultados do exames estão na edição desta semana do jornal da Unicamp (www.unicamp.br).

Folga de Eleazar
Os projetos de financiamento do mês de julho na carteira do BNDES voltam a ganhar decisões na próxima semana. Por duas semanas, o presidente, Eleazar de Carvalho Filho, tirou folga, uma espécie de miniférias. Na volta, a pauta das reuniões de Diretoria será desobstruída com o exame dos pedidos de empréstimos dos setores agrícola e de energia. A velocidade prometida é de baixar o tempo médio de exame dos pleitos de 35 para 20 dias.

Espaço Publicitáriocnseg

Troco
Segundo a France Presse, a Comissão Européia anunciou sexta-feira a aprovação de socorro financeiro de US$ 200 milhões para a Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, países que integram o Mercado Comum do Cone Sul (Mercosul). O dinheiro será liberado ao longo do período que vai deste ano até 2006 e será destinada ao financiamento das reformas econômicas e sociais de “modernização”. A ajuda será de, aproximadamente, 64 milhões de euros para o Brasil, 66 milhões de euros para a Argentina, 52 milhões de euros para o Paraguai e 19 milhões de euros para o Uruguai.
“Este pacote é um sinal de nosso apoio e solidariedade a esses países nestes momentos difíceis. A Comissão Européia está segura de que estas nações poderão contornar a atual tormenta e confia que as atuais boas relações entre o FMI e o Brasil e entre o FMI e o Uruguai ajudarão a produzir resultados positivos a cada um desses países e à região”, disse o porta-voz Michael Curtis.

Caneladas
Na medida provisória em que, num último agrado aos negocistas do futebol, o governo FH obriga os clubes a se transformarem em empresa, falta detalhe fundamental. Ao tornar obrigatória a realização de auditoria nos clubes, faltou determinar que elas sejam feitas por consultorias norte-americanas. Como a Arthur Andersen, por exemplo.

Nem aí
Afinal de que tanto ri a deputada Rita Camata (PMDB-ES), candidata a vice na chapa de José Serra?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui