Cerveja: consumo fora do lar se aproxima de níveis pré-pandemia

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Cerveja em bar
Cerveja (Foto: Marcelo Camargo/ABr)

Segundo dados do novo relatório Consumer Insights da Kantar, o primeiro semestre deste ano registrou um crescimento de 23,8% de unidades da bebida vendidas em relação ao mesmo período de 2021, ficando apenas 2,9% abaixo do mesmo intervalo de 2020. O valor com as vendas de cerveja no semestre ficou 28% maior do que em 2021 e 4,8% maior do que em 2020, o que pode ser explicado pelo aumento do preço da bebida no intervalo, 7,8% a mais desde 2020.

O Brasil apresenta hoje 2.3 milhões a mais de consumidores de cerveja fora do lar do que no segundo trimestre de 2021, e 3,1 milhões a mais do que no mesmo período de 2020, período pré-pandemia.

A frequência de consumo fora do lar no primeiro trimestre deste ano cresceu expressivos 78% em relação a 2021, quando ainda vivíamos o isolamento social, e está 14% abaixo do período pré-pandemia. Fatores como preços altos e segurança para socializar ainda impactam o consumo fora do lar, mas a tendência é de recuperação. O estudo LinkQ Covid-19 da Kantar, feito em março deste ano, mostrou que 61% dos brasileiros declaram sair apenas para atividades essenciais.

O relatório ouviu 3.200 consumidores nas principais regiões e classes sociais do país. A amostra representa 47 milhões de pessoas no Brasil.

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Já pesquisa realizada pela Ideal Consulting mostra que a venda de vinhos no Brasil deu um salto durante a pandemia, passando de 383 milhões de litros, em 2019, para 501,1 milhões, em 2020, mantendo-se estável em 2021, com consumo de 489,4 milhões de litros.

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