O custo da cesta básica voltou a subir no Rio de Janeiro em março. Segundo levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a alta foi de 2,53% no mês, a sétima consecutiva e a terceira acima da média nacional. Com o aumento, o valor da cesta chegou a R$ 835,50, mantendo a capital fluminense como a segunda mais cara do país, atrás apenas de São Paulo (R$ 880,72).
A alta de março contrasta com o cenário do mesmo mês do ano passado, quando houve deflação de 2,47%. A pressão sobre os preços tem pesado especialmente para as famílias cariocas, que destinam a maior parte da renda à compra de alimentos e bebidas.
Os produtos que mais contribuíram para o aumento estão o café em pó, impulsionado pela escassez de estoques no mercado internacional; o tomate, com menor oferta devido ao fim da safra de verão; e o leite integral, com demanda firme em plena entressafra.
Para o presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (Asserj), Fábio Queiróz, apesar do estado possuir a segunda cesta mais cara do país, os supermercados fluminenses vêm fazendo um grande esforço para mudar o cenário.
“Temos consciência de que os preços de alguns produtos estão muito elevados. Desta forma, eles acabam impactando diretamente no orçamento das famílias. A nossa luta para que esta redução aconteça é diária. Muitas negociações são feitas diretamente com os fornecedores para isto acontecer. Este é um esforço conjunto que os supermercadistas do Rio de Janeiro têm realizado nos últimos meses para que a população possa comprar mais produtos a um preço menor”, explica Queiróz.
Segundo o levantamento, “se por um lado houve inflação em alguns itens que compõem a cesta básica, por outro, outros apresentaram queda, como a carne bovina, beneficiada pela maior oferta interna; o arroz agulhinha, que seguiu em queda graças ao aumento da oferta e à redução no custo do produto importado; e o óleo de soja, impactado positivamente pelas projeções de uma boa safra.”
No acumulado do primeiro trimestre, o aumento no custo da cesta básica no Rio de Janeiro foi de 7,14%, o terceiro maior entre as capitais analisadas, atrás apenas de Salvador (8,51%) e Fortaleza (7,97%). A variação carioca superou com folga a média nacional do período, de 4,49%, indicando perda expressiva no poder de compra da população.
Leia também:
-
Direito Canônico
A presidente da OAB-RJ, Ana Tereza Basílio, deu posse à nova comissão de Direito Canônico da seccional, em solenidade com a presença do Cardeal e Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta.Dom Orani será consultor da comissão, presidida pela advogada Andréia Cardoso. A vice-presidente da comissão é a advogada Jumara Sousa, a secretária-geral, Renata Bernardo. O padre […]
-
Chefes do CV são transferidos para presídios federais em operação de segurança máxima
Sete chefes do Comando Vermelho são transferidos de Bangu 1 para presídios federais em operação de segurança máxima no Rio.
-
Feira de Inteligência Artificial e Inovação Jurídica
Presidida por Ana Tereza Basílio, a OAB-RJ promoveu a Feira de Inteligência Artificial e Inovação Jurídica, com a participação do diretor de Inovação da seccional, William Rocha, que palestrou sobre a Advocacia Veterana e a Inteligência Artificial. Também participaram do evento, no Salão Nobre Antonio Modesto da Silveira, os advogados Erick Navarro, Graziela Bomfim e Tayná […]
-
MP do Rio pede prisão preventiva de líderes do Comando Vermelho
MP do Rio pede nova prisão de Marcinho VP, My Thor e Claudinho da Mineira por atrasar processo de homicídio e manter influência no crime.
-
Seminário ‘Desafios do Compliance de Proteção de Dados
Presidente da comissão de Proteção de Dados e Privacidade da OAB-RJ, a advogada Candida Diana Terra, especialista em Direito Empresarial e sócia-fundadora do escritório Terra Rocha Advogados, vai proferir palestra no Seminário com o tema “Desafios do Compliance de Proteção de Dados”, nesta sexta-feira (7), às 10h, na sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro, […]
-
CDLRio e SPC comemoram 70 anos e celebram legado de inovação no varejo brasileiro
CDLRio e SPC comemoram 70 anos com legado de inovação, modernização e impacto no varejo brasileiro.




















