Chamando o calote

Manter juros elevados é o caminho mais curto para alavancar a inadimplência e emprestar menos, como mostram dados das Serasa. Ano passado, os bancos privados aumentaram em  7,6% – pouco mais de um um ponto em termos reais – o volume de crédito, sobre 2011, ao mesmo tempo em que o não pagamento de empréstimos avançou de 5,1% para 5,4%. Já nos bancos públicos, que promoveram reduções mais fortes de juros, embora ainda muito distantes de patamares civilizados, o crédito deu um salto de 27,9%, enquanto a inadimplência ficou estável em 1,8%, um terço da registrada nas instituições privadas.

Censura
A Associação Nacional de Jornais (ANJ) protestou contra decisão da juíza do 3º Juizado Especial Cível, de Anápolis (GO), de determinar, dia 24 de maio, a retirada de reportagem originalmente publicada no portal G1 e reproduzida pelo Youtube. A reportagem trazia informações sobre a detenção de um advogado que se recusou a pagar conta de motel e danificou o estabelecimento. “Trata-se de evidente caso de censura, em desrespeito à Constituição brasileira. A reportagem baseou-se em informações públicas do boletim de ocorrência e depoimento de testemunhas, tendo preservado a identidade do detido”, lembra Francisco Mesquita Neto, vice-presidente da ANJ.

Sucesso asiático
Apesar do ainda baixo volume, a venda de híbridos da Toyota nos Estados Unidos cresceu 16,7% em maio. A montadora japonesa, além de liderar o segmento, manteve-se como a principal marca de veículos do mercado norte-americano pelo terceiro mês consecutivo.

SP verde
No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta quarta-feira, o governo paulista anuncia um pacote de investimentos na área ambiental. Serão R$ 60,460 milhões com o programa Crédito Ambiental Paulista em cinco ações: restauração e proteção de nascentes; recuperação de matas ciliares em pequenas propriedades rurais; incentivo e atendimento a florestas privadas; resíduos sólidos; e educação ambiental.

Comemoração
A Vinícola Salton espera crescimento nas vendas de 25% no Dia dos Namorados, segundo Cleber Slaifer, diretor de vendas da empresa.

Ataques
Os juristas Luiz Flávio Gomes e Natália Macedo Sanzovo lançarão, nesta quarta-feira, às 19h30m, o livro Bullying e prevenção da violência nas escolas: quebrando mitos, construindo verdades (Editora Saraiva). O lançamento será na Saraiva Shopping Paulista.

Penalidades
O Conselho Regional de Contabilidade do Rio realiza, nesta quinta-feira, palestra sobre as mudanças nas penalidades do ICMS. O evento, voltado principalmente para profissionais da contabilidade, será ministrado por auditores fiscais da Secretaria de Fazenda. Inscrições no site www.crc.org.br

Alemão
A cura ainda está distante, mas pelo menos o diagnóstico do mal de Alzheimer aparece no horizonte. Trabalho que será publicado no Journal of Alzheimer’s Disease em julho mostra que o professor Manuel Sarasa, da espanhola Araclon Biotech, e sua equipe vêm aperfeiçoando exames de sangue que podem indicar com mais precisão a doença. Aproximadamente 75% dos estimados 36 milhões de afetados pelo mal em todo o mundo não têm um diagnóstico confiável.

Não curtiram
O novo blecaute da telefonia tupiniquim registrado segunda-feira, desta vez na Claro, que deixou clientes sem sinal até o fim da tarde, forneceu mais um caso exemplar de como empresas e consumidores encaram as redes sociais de formas antagônicas. Enquanto os primeiros, escaldados pela impessoalidade, pela ineficiência e pela burocracia dos Serviços de Atendimento ao Consumidor (SACs), descobriram que a melhor maneira de serem ouvidos é tuitando ou invadindo o Facebook das companhias, estas continuam a insistir a fazer desses instrumentos mera peça de marketing.
 

Artigo anteriorÉ o amor
Próximo artigoAbriu mão
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Privatização da Eletrobras aumentará tarifa em 17%

Estatal dá lucro e distribuiu R$ 20 bi em dividendos para a União.

Dois mitos sobre a Petrobras

Mídia acionada pelo mercado financeiro abusa de expedientes que ataca quando usados por bolsonaristas.

Mudar preços implica parar venda de refinarias

Mercado financeiro cobrará deságio, e Petrobras precisa de ativos para poder operar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

IGP-M acumula inflação de 28,94% em 12 meses

Segundo FGV, taxa ficou em 2,53%, em fevereiro, após registrar 2,58% em janeiro.

Confiança do comércio tem leve alta em fevereiro

Segundo a FGV, é a primeira alta depois de quatro quedas consecutivas.

Balanço melhor que o esperado da Petrobras anima mercado nacional

Hoje, no exterior, Bolsas mundiais operam sem direção única.

O futuro está nas criptomoedas?

Quarta foi de intensa volatilidade nos mercados externos; por aqui com justificativa, ainda em função do imbróglio de Petrobras e Eletrobras.

Preços dos carros mais vendidos subiram 9,4% em média em um ano

Com 18,23% de variação, Renault Kwid foi o que mais subiu de preço entre os 13 mais vendidos.