Chamando o calote

Manter juros elevados é o caminho mais curto para alavancar a inadimplência e emprestar menos, como mostram dados das Serasa. Ano passado, os bancos privados aumentaram em  7,6% – pouco mais de um um ponto em termos reais – o volume de crédito, sobre 2011, ao mesmo tempo em que o não pagamento de empréstimos avançou de 5,1% para 5,4%. Já nos bancos públicos, que promoveram reduções mais fortes de juros, embora ainda muito distantes de patamares civilizados, o crédito deu um salto de 27,9%, enquanto a inadimplência ficou estável em 1,8%, um terço da registrada nas instituições privadas.

Censura
A Associação Nacional de Jornais (ANJ) protestou contra decisão da juíza do 3º Juizado Especial Cível, de Anápolis (GO), de determinar, dia 24 de maio, a retirada de reportagem originalmente publicada no portal G1 e reproduzida pelo Youtube. A reportagem trazia informações sobre a detenção de um advogado que se recusou a pagar conta de motel e danificou o estabelecimento. “Trata-se de evidente caso de censura, em desrespeito à Constituição brasileira. A reportagem baseou-se em informações públicas do boletim de ocorrência e depoimento de testemunhas, tendo preservado a identidade do detido”, lembra Francisco Mesquita Neto, vice-presidente da ANJ.

Sucesso asiático
Apesar do ainda baixo volume, a venda de híbridos da Toyota nos Estados Unidos cresceu 16,7% em maio. A montadora japonesa, além de liderar o segmento, manteve-se como a principal marca de veículos do mercado norte-americano pelo terceiro mês consecutivo.

SP verde
No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta quarta-feira, o governo paulista anuncia um pacote de investimentos na área ambiental. Serão R$ 60,460 milhões com o programa Crédito Ambiental Paulista em cinco ações: restauração e proteção de nascentes; recuperação de matas ciliares em pequenas propriedades rurais; incentivo e atendimento a florestas privadas; resíduos sólidos; e educação ambiental.

Comemoração
A Vinícola Salton espera crescimento nas vendas de 25% no Dia dos Namorados, segundo Cleber Slaifer, diretor de vendas da empresa.

Ataques
Os juristas Luiz Flávio Gomes e Natália Macedo Sanzovo lançarão, nesta quarta-feira, às 19h30m, o livro Bullying e prevenção da violência nas escolas: quebrando mitos, construindo verdades (Editora Saraiva). O lançamento será na Saraiva Shopping Paulista.

Penalidades
O Conselho Regional de Contabilidade do Rio realiza, nesta quinta-feira, palestra sobre as mudanças nas penalidades do ICMS. O evento, voltado principalmente para profissionais da contabilidade, será ministrado por auditores fiscais da Secretaria de Fazenda. Inscrições no site www.crc.org.br

Alemão
A cura ainda está distante, mas pelo menos o diagnóstico do mal de Alzheimer aparece no horizonte. Trabalho que será publicado no Journal of Alzheimer’s Disease em julho mostra que o professor Manuel Sarasa, da espanhola Araclon Biotech, e sua equipe vêm aperfeiçoando exames de sangue que podem indicar com mais precisão a doença. Aproximadamente 75% dos estimados 36 milhões de afetados pelo mal em todo o mundo não têm um diagnóstico confiável.

Não curtiram
O novo blecaute da telefonia tupiniquim registrado segunda-feira, desta vez na Claro, que deixou clientes sem sinal até o fim da tarde, forneceu mais um caso exemplar de como empresas e consumidores encaram as redes sociais de formas antagônicas. Enquanto os primeiros, escaldados pela impessoalidade, pela ineficiência e pela burocracia dos Serviços de Atendimento ao Consumidor (SACs), descobriram que a melhor maneira de serem ouvidos é tuitando ou invadindo o Facebook das companhias, estas continuam a insistir a fazer desses instrumentos mera peça de marketing.
 

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorÉ o amor
Próximo artigoAbriu mão

Artigos Relacionados

Não, a Petrobras não quebrou

Na época em que os preços dos combustíveis não eram descontrolados, caixa da estatal era superior ao atual.

Hood Robin e o ICMS nos combustíveis

Reduzir impostos tira da sociedade para dar a poderosos.

Governo sabota emprego doméstico

Desconto no Imposto de Renda, que acabou, incentivava a assinatura da carteira.

Últimas Notícias

O cenário da construção civil para 2022

Por Victor Gomes.

Sai edital da primeira desestatização de portos no país

Em Vitória a capacidade de movimentação portuária é de 7 milhões de toneladas

‘Olhos de Água’, romance delicado e apaixonante

Por Paulo Alonso.

CoronaVac é incluída no plano de vacinação para crianças

Governo vai pedir informações a estados para saber quantas doses vão precisar

Receita abre segunda-feira consulta a lote residual do IR

Total das restituições atinge R$ 281,9 milhões