Chamem o agiota

Na China, um proprietário de uma rede de farmácias se dispôs a cortar um dedo da mão – antiga prática dos mafiosos chineses – por não poder pagar a agiotas a quem deve quase US$ 5 milhões, com taxa de juros de 7% ao mês. No Brasil, em que administradoras de cartão de crédito cobram juros de mais de 14% ao mês, os devedores teriam que oferecer as duas mãos.

Eles voltaram
Nos anos 70, eles eram os tecnocratas sem votos que, sob os auspícios de ditaduras sanguinárias, aplicavam os experimentos monetaristas nas regiões periféricas. Sua representação mais acabada foram os Chicago”s Boys, de Pinochet. Com o restabelecimento da democracia na América Latina, passaram a atuar nos bastidores de governos que não associavam liberdades políticas a desenvolvimento econômico ou buscaram se reinventar, disputando mandatos parlamentares.
Cerca de 40 anos depois, com a Europa ainda formalmente uma democracia representativa, a mesma fauna toma de assalto governos da região, inicialmente Grécia e Itália, para, sem votos e legitimidade, atuar como interventora da tróica – União Européia, Banco Central Europeu e FMI.- removendo qualquer vacilação política inerente a administrações pendentes de alguma prestação de contas aos eleitores.

Verde
A China conseguiu uma redução de 19,1% no uso intensivo de energia em 2010, na comparação com dados de 2005, segundo o Climate Policy Initiative. Avanços tecnológicos responderam por dois terços, enquanto reestruturação da economia ficou com um quarto dos ganhos.

Camuflagem
Denuncia feita no seu Ex-blog pelo ex-prefeito Cesar Maia, que a atribui a servidores municipais do Rio de Janeiro: “Fomos proibidos de atualizar a página do dengue (…) A alegação oficial é que estão redefinindo um novo padrão de atualização, mas a verdade é que primeiro mandaram retirar a informação sobre taxa de incidência e, agora, mandaram suspender as atualizações diárias. O subsecretário não quer manter esta atualização disponível.”

Manual da fortuna
Dedicado à administração dos bens e fortunas de pessoas físicas e jurídicas, com uma teoria resumida e um grande número de exercícios resolvidos, assim é o livro Administração Financeira (Nova Razão Cultural, 276 páginas, R$ 48). Voltado ao ensino universitário, a obra dos professores Roberta Montello Amaral e Rogério Gomes de Faria aborda os assuntos financeiros pertinentes de uma forma prática e objetiva.

Padrão europeu
As taxas médias dos impostos indiretos no Brasil (como ICMS, IPI e ISS) ficaram na casa dos 19% nos últimos cinco anos, em linha com as cobradas na União Européia, mas bem acima da média da América Latina (em torno de 13% no período) e quase quatro vezes as da América do Norte (5%). Os dados são do Tax Rates Online, da KPMG.

Faltou sangue
Faltou pouco para a ocupação da Rocinha, anunciada com antecedência estratégica, ser transformada num reality show nos moldes de um Afeganistão tupiniquim. Diante da troca do jornalismo investigativo, local e internacional, pelo entretenimento vulgar, poucos se perguntam por que, após a prisão do “inimigo número 1” da vez, o tráfico seguirá, ainda que sob nova roupagem, sua estrutura empresarial. Enquanto isso, os mecanismos de financiamento que mantêm azeitada a estrutura do tráfico de drogas sequer são merecedor de um olhar mais curioso dos órgãos de Estado – como o setor de inteligência da Receita Federal, a ser acionada por quem de direito – e do jornalismo ainda restante do pântano da pasteurização da informação.

Maniqueísmo
Com uma área de 7 443 770 metros quadrados apenas no maior dos seus 11 campi, a USP exigiria um contigente de policiais impossível de mobilizar ainda que à custa de zerar o policiamento no restante do Estado de São Paulo, para dar conta de uma segurança efetiva. Não apenas por isso, o debate sobre a presença da polícia no campus da universidade, além de superficial, está sendo tratada no nível da demagogia mais barata.

Artigo anteriorOportunidade
Próximo artigoDemocracia norte-americana
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Juntar 2 meses e meio de auxílio para comprar cesta básica

Não só a pandemia, mas inflação é ameaça às pretensões de Bolsonaro.

Se mirar Nordeste, Bolsonaro atingirá o próprio pé

Região tem menor média de casos e óbitos causados pela Covid.

Neodefensores do trabalhador ignoraram crise

Desemprego já era estratosférico em 2019, e apoiadores de Guedes nem ligavam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Campos marítimos do pós-sal estão em decadência

Os campos marítimos do pós-sal já produziram cerca de 16 bilhões de barris de óleo equivalente ao longo de sua história, ou seja, 63%...

Motoboys protestam em São Paulo

Entregadores tomaram ruas de São Paulo contra baixa remuneração e péssimas condições de trabalho

BC altera norma para segunda fase do open banking

Medida complementa regulamentação que estabelece requisitos técnicos de fase que vai permitir compartilhamento de dados e transações de clientes.

Confiança do consumidor medida por Michigan ficou abaixo do esperado

Índice registrou leitura de 86,5 na prévia de abril e o esperado era 89.

Escolha de conselheiros da ANPD preocupa por conflito de interesses

Entre os indicados há diretores e encarregados de dados pessoais de grandes empresas da internet.