Chefe

O senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) classificou de “criminosa” a insistência do presidente Lula em manter o ministro Antonio Palocci na Fazenda. A afirmação foi uma resposta à acusação feita por Lula, sexta-feira, em Santa Catarina, de que a oposição pede a cabeça de Palocci apenas por motivos eleitorais: “É equivalente a ele assumir que o ministro não pode sair, porque é o chefe da quadrilha e, se deixar o cargo, vai desmontar o esquema”, acrescentou o tucano, para quem Palocci resistiria a deixar o cargo por temer  que, sem foro privilegiado, fosse preso pelas irregularidades de que é acusado de ter cometido quando era prefeito de Ribeirão Preto (SP).

Quando menos é mais
Do deputado federal Sérgio Miranda (PDT-MG) traduzindo os interesses ocultos por trás do discurso do Estado mínimo: “Quando a gente ouve esse discurso de “menos Estado”, na verdade, é menos Estado na área social, na área de fomento ao desenvolvimento e mais Estado na área financeira, de arrecadação de impostos e transferência de renda para o setor financeiro”, explica o parlamentar.

Sinal vermelho
Palco para criação de leis que interferem nos menores detalhes de todos os setores, a Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro precisa olhar mais seu próprio umbigo: convidada pelo vereador Stepan Nercessian para a cerimônia de entrega da Medalha Pedro Ernesto ao presidente do PPS, Roberto Freire, a deputada Georgette Vidor, que é paraplégica, não pode comparecer: o prédio não oferece acesso a portadores de deficiência.

Confisco legalizado
Diante do abuso recorrente, o Governo Lula lembra que a Instrução Normativa 121, de julho de 2005 determina que as instituições financeiras conveniadas para operar com empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS têm 48 horas para devolver ao correntista os valores descontados indevidamente. Caso os bancos ignorem a instrução, o segurado terá de procurar a Agência da Previdência Social (APS) que mantém seu benefício e que poderá suspender o empréstimo. A APS, então, pedirá informações ao banco, que ainda terá até cinco dias para reembolsar o cliente. O Código de Defesa do Consumidor, no entanto, é bastante explícito ao determinar que a apropriação indébita deve ser punida com pagamento do dobro do valor indevidamente embolsado.

Botafogo à venda
Cumprindo mandado da juíza da 3a Vara Federal de Execuções Fiscais da Seção Judiciária do Estado do Rio de Janeiro, o leiloeiro Roberto Schulmann vai colocar à venda a sede do Botafogo de Futebol e Regatas com seu complexo esportivo (quatro quadras, duas piscinas, campo de futebol e ginásio esportivo) e outras construções, situadas na R. General Severiano Ribeiro e na Av. Lauro Sodré. Avaliados em R$ 50 milhões, os bens imóveis do clube alvinegro serão leiloados nesta terça-feira, às 15h, no átrio do prédio da Justiça Federal (Av. Venezuela, 134, Centro do Rio). Adquirido por permuta celebrada com a Companhia Vale do Rio Doce, a sede do Botafogo está sendo cobiçada por um time novo, mas só deverá ser realmente alvo de lances na segunda praça, que está previamente marcada para o dia 31 deste mês, quando o preço mínimo cairá para R$ 25 milhões.

Investimento
O mercado financeiro está curioso para saber como ACM Neto vai abordar possíveis aplicações da Previ com a Odebretch e com a OAS. Poderia começar examinando Sauípe e CRT.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorFora do alcance
Próximo artigoGrão em grão

Artigos Relacionados

Alta dos preços leva a aumento de protestos

Agitação em países onde manifestações eram raras preocupa FMI.

Montadoras não vieram; demissões, sim

Promessas de Doria e Bolsonaro para fábrica da Ford não passaram de conversa para gado dormir.

Ganhos de motoristas de app desabam

Renda média é de pouco mais de 1,5 salário mínimo.

Últimas Notícias

Câmara deve colocar em votação PL que desonera tarifas de energia

Em 2021, o Brasil passou pela pior crise hídrica em mais de 90 anos

Metodologia para participação de investidor estrangeiro

Serão considerados os dados de liquidação das operações realizadas no mercado primário nos sistemas da B3

Fitch eleva rating do Banco Sicoob para AA (bra)

Houve melhora do perfil de negócios e de risco da instituição

Petrobras Conexões para Inovação cria robô de combate a incêndio

Estatal: Primeiro no mundo adaptado para a indústria de óleo e gás

Brasil tenta ampliar diálogo com a UE

Debate da recuperação econômica nas duas regiões e discussão sobre as perspectivas das políticas fiscais