O senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) classificou de “criminosa” a insistência do presidente Lula em manter o ministro Antonio Palocci na Fazenda. A afirmação foi uma resposta à acusação feita por Lula, sexta-feira, em Santa Catarina, de que a oposição pede a cabeça de Palocci apenas por motivos eleitorais: “É equivalente a ele assumir que o ministro não pode sair, porque é o chefe da quadrilha e, se deixar o cargo, vai desmontar o esquema”, acrescentou o tucano, para quem Palocci resistiria a deixar o cargo por temer que, sem foro privilegiado, fosse preso pelas irregularidades de que é acusado de ter cometido quando era prefeito de Ribeirão Preto (SP).
Quando menos é mais
Do deputado federal Sérgio Miranda (PDT-MG) traduzindo os interesses ocultos por trás do discurso do Estado mínimo: “Quando a gente ouve esse discurso de “menos Estado”, na verdade, é menos Estado na área social, na área de fomento ao desenvolvimento e mais Estado na área financeira, de arrecadação de impostos e transferência de renda para o setor financeiro”, explica o parlamentar.
Sinal vermelho
Palco para criação de leis que interferem nos menores detalhes de todos os setores, a Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro precisa olhar mais seu próprio umbigo: convidada pelo vereador Stepan Nercessian para a cerimônia de entrega da Medalha Pedro Ernesto ao presidente do PPS, Roberto Freire, a deputada Georgette Vidor, que é paraplégica, não pode comparecer: o prédio não oferece acesso a portadores de deficiência.
Confisco legalizado
Diante do abuso recorrente, o Governo Lula lembra que a Instrução Normativa 121, de julho de 2005 determina que as instituições financeiras conveniadas para operar com empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS têm 48 horas para devolver ao correntista os valores descontados indevidamente. Caso os bancos ignorem a instrução, o segurado terá de procurar a Agência da Previdência Social (APS) que mantém seu benefício e que poderá suspender o empréstimo. A APS, então, pedirá informações ao banco, que ainda terá até cinco dias para reembolsar o cliente. O Código de Defesa do Consumidor, no entanto, é bastante explícito ao determinar que a apropriação indébita deve ser punida com pagamento do dobro do valor indevidamente embolsado.
Botafogo à venda
Cumprindo mandado da juíza da 3a Vara Federal de Execuções Fiscais da Seção Judiciária do Estado do Rio de Janeiro, o leiloeiro Roberto Schulmann vai colocar à venda a sede do Botafogo de Futebol e Regatas com seu complexo esportivo (quatro quadras, duas piscinas, campo de futebol e ginásio esportivo) e outras construções, situadas na R. General Severiano Ribeiro e na Av. Lauro Sodré. Avaliados em R$ 50 milhões, os bens imóveis do clube alvinegro serão leiloados nesta terça-feira, às 15h, no átrio do prédio da Justiça Federal (Av. Venezuela, 134, Centro do Rio). Adquirido por permuta celebrada com a Companhia Vale do Rio Doce, a sede do Botafogo está sendo cobiçada por um time novo, mas só deverá ser realmente alvo de lances na segunda praça, que está previamente marcada para o dia 31 deste mês, quando o preço mínimo cairá para R$ 25 milhões.
Investimento
O mercado financeiro está curioso para saber como ACM Neto vai abordar possíveis aplicações da Previ com a Odebretch e com a OAS. Poderia começar examinando Sauípe e CRT.