Chega ao CCBB Rio ‘Paisagens Ruminadas’

256

Em quase 50 anos de carreira Luiz Zerbine, artista referência da arte contemporânea, nunca se mostrou por inteiro como fará na maior exposição sobre sua obra já realizada, a retrospectiva Paisagens Rumunadas, que tem curadoria da Clarissa Diniz, a partir da próxima quarta-feira (19) a 2 de setembro , no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro.

A mostra apresenta 140 obras – entre pinturas, desenhos, objetos, instalações -, que ocuparão todo o primeiro andar do CCBB, revelando as muitas facetas deste artista contemporâneo, expoente da Geração 80, reconhecido mundialmente, com trabalhos em importantes coleções internacionais e com galerias em capitais como RJ, SP, Londres e Nova York.

“Para pintar, é preciso estar em pé no campo, pisando o capim com o olhar vago, fixo no horizonte, e triturar involuntariamente paisagens, sonhos e memórias.” garanteLuiz Zerbini. Entre as obras da exposição estão trabalhos que nunca foram mostrados, como “Gavião”, de 1976, a mais antiga; pinturas de dimensões monumentais como “High Definition” (2009); engajadas politicamente, que releem o Brasil como “Massacre de Haximu” (2020) e a “Primeira Missa” (2014), além de desenhos intimistas em formatos pequenos criados durante a pandemia.

Como escreveu Clarissa Diniz “ainda que mais conhecida por sua ornamentalidade ou incontornável beleza, a obra de Luiz Zerbini é atravessada por cenas, miragens e reflexões sobre morte, suicídio, genocídio, entre outros traumas individuais e sociais”.

Espaço Publicitáriocnseg

De quarta a segunda, das 9h às 20h, fechado às terças-feiras. Entrada gratuita. Retire seu ingresso em bb.com.br/cultura. Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro – CCBB RJ

Rua Primeiro de Março, 66, Centro – Rio de Janeiro / RJ.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui