Em quase 50 anos de carreira Luiz Zerbine, artista referência da arte contemporânea, nunca se mostrou por inteiro como fará na maior exposição sobre sua obra já realizada, a retrospectiva Paisagens Rumunadas, que tem curadoria da Clarissa Diniz, a partir da próxima quarta-feira (19) até 2 de setembro , no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro.
A mostra apresenta 140 obras – entre pinturas, desenhos, objetos, instalações -, que ocuparão todo o primeiro andar do CCBB, revelando as muitas facetas deste artista contemporâneo, expoente da Geração 80, reconhecido mundialmente, com trabalhos em importantes coleções internacionais e com galerias em capitais como RJ, SP, Londres e Nova York.
“Para pintar, é preciso estar em pé no campo, pisando o capim com o olhar vago, fixo no horizonte, e triturar involuntariamente paisagens, sonhos e memórias.” garanteLuiz Zerbini. Entre as obras da exposição estão trabalhos que nunca foram mostrados, como “Gavião”, de 1976, a mais antiga; pinturas de dimensões monumentais como “High Definition” (2009); engajadas politicamente, que releem o Brasil como “Massacre de Haximu” (2020) e a “Primeira Missa” (2014), além de desenhos intimistas em formatos pequenos criados durante a pandemia.
Como escreveu Clarissa Diniz “ainda que mais conhecida por sua ornamentalidade ou incontornável beleza, a obra de Luiz Zerbini é atravessada por cenas, miragens e reflexões sobre morte, suicídio, genocídio, entre outros traumas individuais e sociais”.
De quarta a segunda, das 9h às 20h, fechado às terças-feiras. Entrada gratuita. Retire seu ingresso em bb.com.br/cultura. Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro – CCBB RJ
Rua Primeiro de Março, 66, Centro – Rio de Janeiro / RJ.